Equipes ligadas à Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), da Prefeitura de Campina Grande, participaram de uma capacitação, promovida em parceria com a Paulus Social, nesta terça-feira, 09, no Teatro Municipal Severino Cabral. A formação promoveu troca de experiências para os profissionais da pasta e servidores de outros municípios da região, com o tema ‘Percurso no Sistema Único de Assistência Social (Suas): Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) com foco nas potencialidades’.
O evento contou com a participação de equipes vinculadas às Diretorias de Proteção Social Básica e de Média e Alta Complexidade da Semas, principalmente equipes técnicas dos Centros de Referência em Assistência Social (Cras) e do SCFV, através da supervisão, educadores sociais, pedagogas, oficineiros, coordenadores, técnicas de referência e assistentes sociais. Ainda no local, usuários do SCFV, através da Banda Fanfarra 13 de Julho, do Cras Bodocongó, e o grupo de dança Corpo em Movimento, do Cras Malvinas, realizaram apresentações de músicas e danças.
A capacitação buscou fortalecer a atuação dos profissionais, promovendo uma abordagem mais estratégica e eficiente nas ações desenvolvidas junto às crianças e adolescentes nas comunidades. A programação contemplou uma palestra voltada ao aprimoramento das práticas dentro do Suas, com Célio Moraes, psicólogo e formador pela Paulus Social, que, na oportunidade, também realizou o lançamento e entrega de um livro autoral, com a mesma temática da formação.
No evento, o palestrante pontuou a relevância da ação para ampliar a prática metodológica do Serviço. “O nosso foco são as potencialidades, porque a política de assistência social não é uma política neutra, ela é aliada das comunidades e assume posicionamento comprometido com a parcela da população mais vulnerável, então ela precisa ressaltar a sua capacidade, a sua força, para que o sujeito de direito consiga construir a sua perspectiva de vida”, destacou Célio Moraes.
De acordo com Kátia Nara, supervisora do SCFV da Semas, o momento foi muito importante. “É uma oportunidade de aprimorar nosso olhar e prática, valorizando ainda mais as potencialidades dos usuários e das comunidades onde atuamos. É por meio da qualificação que conseguimos garantir um serviço mais estratégico e alinhado com os princípios do Suas. Essa troca de experiências nos fortalece enquanto rede e reafirma o nosso compromisso com a promoção de direitos e da cidadania”, destacou.
Para o secretário da Semas, Fabio Thoma, o evento fortalece o serviço. “Este encontro é uma oportunidade fundamental para qualificarmos ainda mais nosso trabalho com as famílias e as comunidades. A capacitação contínua é essencial para que possamos sempre oferecer um serviço de qualidade, que considere as potencialidades de cada indivíduo e fortaleça os vínculos familiares e comunitários”, afirmou.
Codecom