No ano em que a cidade de Campina Grande comemora 161 anos, a Prefeitura através da Assistência Social, enfatiza o trabalho realizado pela Semas que tem mudando para melhor a vida de milhares de famílias, através de várias equipes multidisciplinar, que atuam nos cerca de 40 serviços oferecidos pela pasta.
Um trabalho que abrange desde bebês de 0 a 6 anos, acolhidos em uma das quatro Casas da Esperança que atuam com crianças e adolescentes para adoção, até o Centro Municipal de Convivência do Idoso (CMCI), que funciona no bairro dos Cuités e atende diariamente cerca de 400 idosos.
Prato do Povo
A Prefeitura através da Semas tem ainda equipamentos e serviços que tem proporcionado mais dignidade e segurança alimentar para a população, como o Restaurante Popular Prato do Povo, que contabiliza até esta sexta-feira, (10), o total de 243.829 refeições servidas à comunidade do Distrito dos Mecânicos e bairros próximos, ao preço simbólico de 1 real. O equipamento conta com chefes de cozinha, nutricionista e uma equipe preparada para oferecer atendimento com excelência à população.
Gerência PCD
O público PCD tem recebido maior suporte através da Gerência da Pessoa com Deficiência (PCD), a partir também da implantação de mais uma unidade do serviço no Complexo Aluízio Campos, há 1 ano atrás. A sede do serviço funciona no Centro Dia, no bairro Universitário. Até o último mês de setembro já são quase 3 mil mães atendidas no programa Colo pra Mãe, que atua com mães atípicas, com a oferta de serviço diversos como assessoria jurídica, cursos profissionalizantes, terapias de grupo, escutas especializadas, plantões de saúde e ouvidoria para a comunidade. Conta também com os programas ‘Abraça Pai’ e ‘Entre Irmãos”, que oferecem um suporte ainda maior, para as famílias atípicas.
Serviço Criança Feliz
Recentemente, o Criança Feliz que antes funcionava como programa agora é denominado de serviço, que atua com crianças de 0 a 6 anos e acompanha em média 2 mil famílias. O evento de reordenamento ocorreu no mês passado no auditório da Vara da Infância e Juventude, coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), em parceria com a Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) e a Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, também de São Paulo. Participaram na ocasião, a equipe de coordenação e as 67 visitadoras do serviço que atuam nos territórios.
CRAS/SCFV
No mês de aniversário da cidade e também do Dia das Crianças (12 de outubro), próximo domingo, destaque também para o trabalho realizado pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), que funciona dentro de seis unidades dos Centros de Referência em Assistência Social (CRAS), com acompanhamento com cerca de 600 crianças e adolescentes. São ofertadas atividades lúdicas, educativas, recreação, oficinas de dança, música, desenho e outros, além de passeios culturais. O serviço também oferece capacitações às equipes, com o objetivo de avançar em metodologias e mudar a realidade desse público.
Cadastro Único
Até o último mês de agosto, o Cadastro Único, que funciona à rua Getúlio Vargas, no centro, contabilizou o total de 77.184 famílias cadastradas no Bolsa Família, desse total, 19.308 são unipessoais (composta por apenas 1 pessoa). Desse total, 12.527, recebem o benefício.
“O trabalho da Semas, considerando quase 40 serviços, tem sido de fato um grande diferencial na vida de milhares de famílias campinenses e temos motivos de sobra pra comemorar. Lidar com pessoas e além de tudo, tentar proporcionar o melhor para elas em dignidade e melhores perspectivas de vida, tem sido o desafio diário das nossas equipes. Esse tem sido o nosso principal objetivo”, concluiu o secretário da Semas, Fábio Thoma.
Codecom