A Prefeitura de Campina Grande, por meio da Secretaria de Educação (Seduc), deu início, na noite desta quarta-feira, 15 de outubro, à programação da III Jornada da Escola em Tempo Integral, que será realizada até o dia 17 de outubro de 2025. A abertura aconteceu no Teatro Municipal Severino Cabral, em uma data simbólica: o Dia do Professor.
O evento iniciou com uma homenagem especial feita pelos estudantes da Escola Municipal Ceai João Pereira de Assis, que encenaram uma peça teatral destacando a importância do trabalho docente. Em seguida, a execução dos Hinos Nacional e de Campina Grande ficou por conta da equipe do projeto Capoeira nas Escolas, integrante das ações de educação integral no Município.
O público da primeira noite reuniu professores, técnicos, gestores, capoeiristas, educadores sociais voluntários, servidores, conselheiros, equipe técnica da Seduc e assessores pedagógicos, que acompanharam a palestra ministrada pelo professor doutor Luiz Henrique Hora Coelho Júnior, com o tema “Educação Integral: uma concepção necessária para potencializar a prática pedagógica e o tempo escolar”.
“A Jornada não poderia ser em um dia melhor do que esse, que é o nosso dia, o Dia dos Professores, para discutir dialogicamente, nesses três dias intensivos de formação, sobre a política de educação integral em tempo integral. Campina Grande dá um passo distinto a diversos outros municípios do Brasil quando escolhe três dias para tratar de formação com várias pautas. São 107 escolas, 20 delas já atuando efetivamente com educação integral. É uma vitória para o Município. Campina Grande se destaca não apenas numericamente, mas pelo cuidado com a concepção de educação integral”, ressaltou o palestrante.
A abertura oficial foi realizada pela secretária-executiva de Educação, Socorro Siqueira, que destacou os impactos positivos do modelo integral no desenvolvimento dos estudantes.
“A gente sabe que quando o estudante está na escola, ele tem no contraturno boa alimentação e atividades como canto, coral, xadrez, dança, filarmônica, capoeira. São diversas ações que complementam o currículo da educação integral. Além disso, há o cuidado com a segurança e com o bem-estar, porque os nossos alunos estão em um espaço agradável, seguro e de muita aprendizagem”, afirmou.
A programação da III Jornada segue nos dias 16 e 17 de outubro, com mesas-redondas, oficinas e momentos de compartilhamento de experiências entre as unidades de ensino da rede municipal.
Codecom