A cidade de Campina Grande é detentora do título de terceira cidade mais inovadora do Brasil e a primeira do Nordeste. Nesta semana Nacional de Ciência e Tecnologia, ações da Prefeitura de Campina Grande, realizadas por meio da Secretaria de Esporte, Juventude e Lazer (Sejel), através dos projetos Pequeninos Teens e 4.0, vem contribuindo para isso.
O Projeto Pequeninos Teens, mantido por uma parceria entre a Prefeitura de Campina Grande, através (Sejel) e a ONG IDE Projetos Sociais, funciona na Vila Plínio Lemos e oferece cursos de informática básica e manutenção de dispositivos móveis (celulares).
Dona Antônia Marcelino
O projeto oferece aulas para alunos a partir dos 13 anos de idade, idade mínima, mas, depois disso o teto de idade é a vontade de aprender, como é o caso de Dona Antônia Marcelino, de 89 anos de idade, que faz o curso de informática, desenvolvendo habilidades com os programas Word, Excel e Poerpoint, mostrando muita vontade de aprender e se inserir no mundo tecnológico.
Já no Parque da Criança, em parceria com o Governo Federal, a prefeitura oferece aos jovens com idades entre 15 e 29 anos com interesse em profissionalização na área de tecnologia vão encontrar oportunidades no Projeto Espaço 4.0. que oferece três cursos profissionalizantes na área de tecnologia, mantenedor e reparador de microcomputadores; mantenedor e reparador de dispositivos móveis e prototipagem e impressão 3D.
O secretário de Esportes do Município, Ronaldo Neto, disse que o Espaço 4.0 e o Pequeninos Teens estão dentro das ações que visam fortalecer o eixo da Juventude da Sejel, buscando oferecer para esse público oportunidades de pertencimento e de inclusão no mercado de trabalho, gerando renda, emancipação e inserção neste mundo da tecnologia.
“Nesta missão, que me foi confiada pelo prefeito Bruno, temos tido uma tenção especial com a formação e capacitação das pessoas, estas duas possibilidades oferecidas pela Sejel, com o Pequeninos Teens e o 4.0 são parcerias que vem trazendo um diferencial para nossa cidade que é vanguardista e para seus moradores, pois, obtém essa formação tecnológica de forma totalmente gratuita, declarou Ronaldo Neto.
Codecom