Por meio do ‘Programa Receitas que Transformam’, da Prefeitura de Campina Grande e coordenado pela Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), treze mulheres estão ganhando novas oportunidades, adquirindo experiências no campo do empreendedorismo e mudando suas vidas por meio de oficinas de capacitação em culinária. O diferencial é que esta atividade é realizada através do reaproveitamento de alimentos.
A iniciativa, que começou em agosto de 2024, no Centro de Referência em Assistência Social (Cras) Jeremias, já apresenta retorno para mulheres que estão criando seus próprios negócios e conseguindo uma renda extra com o conhecimento adquirido ao longo desses meses.
Durante as oficinas, que acontecem às segundas-feiras, elas aprendem, além das técnicas de cozinha, como administrar e divulgar seus produtos, dando os primeiros passos para a independência financeira. Duas participantes já começaram a receber encomendas para seus produtos e estão animadas com as vendas.
Maria José Silva, 42 anos, disse que as oficinas mudaram sua forma de enxergar o empreendedorismo. O mesmo aconteceu com a filha dela, de apenas 12 anos, que também participa do programa.
“Eu estou no Receitas que Transformam desde que iniciou e posso afirmar que minha casa hoje é outra. Meus familiares comem comida saudável. Quase não há desperdício e eu consigo uma renda extra com a venda de biscoitos de raspas de limão, que vendo para amigos e na comunidade, usando tudo que aprendi aqui. Minha filha Raissa, aproveitou as palestras de educação financeira para saber como usar o dinheirinho dela e isso já mudou muito nossa forma de pensar e agir ”, disse Maria José da Silva.
Outra participante, Alzenira Batista, de 54 anos, conta sobre a trajetória no programa. “Do começo para cá o que mudou, principalmente, foi o modo como eu superei o que achava que não conseguiria, que era usar uma coisa que eu tanto gosto, que é unir a comida aos vários conhecimentos. Agora, eu consigo vender comidas que aprendi a fazer aqui e posso olhar para o dinheiro e saber que foi fruto do meu trabalho. Sou muito grata ao Cras por essa oportunidade”, declarou Alzenira.
De acordo com Kátia Suzana, coordenadora do Cras Jeremias, as oficinas estão cumprindo o papel de transformar vidas. “Nós estamos fazendo com que as mulheres repensem a forma de se alimentar de forma mais saudável. Nosso intuito era esse, que mulheres conseguissem empreender, ajudar em casa. Além disso, algumas delas saíram da depressão e da violência doméstica por meio desse trabalho. Isso nos deixa felizes. É muito gratificante ver essa transformação através do nosso acompanhamento”, pontuou.
Conforme o secretário da Semas, Fabio Thoma, o Receitas que Transformam está alinhado com o compromisso da Prefeitura de Campina Grande em promover políticas públicas que garantam autonomia e igualdade de oportunidades para as mulheres. “O programa é uma iniciativa para incentivar o empreendedorismo feminino na cidade. O objetivo é não apenas oferecer conhecimento técnico, mas também criar uma rede de apoio, fortalecendo a autoestima e confiança para que elas possam conquistar seus espaços no mercado”, destacou.
Codecom








