Nos dias 13, 14, 22 e 23 deste mês de novembro, o Teatro Municipal Severino Cabral será palco da 4ª edição do Festival Estrelas da Borborema, um dos eventos mais aguardados do calendário cultural de Campina Grande.
Fotos: Rondinelle de Paula
A programação, totalmente gratuita, reúne as apresentações do fim do ano letivo dos alunos do Centro Cultural Lourdes Ramalho (CCLR), mantido pela Prefeitura de Campina Grande, por meio da Secretaria de Cultura. O Centro Cultural é reconhecido como o maior espaço público de arte-educação da região.
O festival, que neste ano tem como tema “Sobre épocas e vidas: o que sempre nos inspirará”, celebra a criatividade e o desenvolvimento artístico de centenas de estudantes que, ao longo do ano, participaram de oficinas e cursos gratuitos nas mais diversas linguagens artísticas, da dança ao teatro.
A entrada para os espetáculos é gratuita. Para adquirir os ingressos basta chegar com antecedência ao Teatro Municipal nos dias das apresentações. Também serão distribuídas aos alunos do Centro Cultural uma quantidade de cortesias, garantindo, assim, a entrada de seus familiares.
A programação tem início na quinta-feira da próxima semana, dia 13, a partir das 19h. A abertura especial será com o espetáculo “Brasilidades”, que terá a participação dos professores de música do CCLR e dos alunos do Curso de Sanfona, do professor Roninho do Acordeon. Em seguida, será a vez da peça teatral “Tormenta”, baseada em “Tempestade” de William Shakespeare, com adaptação de Renato Fragoso.
Na sexta-feira, dia 14, também a partir das 19h, o público vai conferir o espetáculo “Mística: Dançando a Magia e a Ancestralidade”, realizado pelos alunos e alunas de dança do ventre e danças ciganas. A noite contará ainda com a abertura do musical “Brasilidades”, sob regência do professor José Carlos (Carlinhos).
O festival continuará no fim de semana seguinte, com duas sessões diárias. No dia 22, a partir das 16h, a abertura será com a turma de capoeira. Em seguida, será apresentado o espetáculo de “Danças Livres – Brasil em Todas as Faces”.
E no dia 23, o evento será encerrado em grande estilo. Iniciando a partir das 19h, a noite começa com uma homenagem musical a “Zé do Pife”, com os alunos de pífano e percussão, sob a regência do professor Silvio Silva. E, por fim, acontecerá o espetáculo com as turmas de Ballet Clássico, que promete encantar os presentes com apresentações marcadas pela delicadeza e harmonia dos movimentos, figurinos arrojados e um cenário especial.
Mais do que um espetáculo, o Festival Estrelas da Borborema é uma celebração do aprendizado, da inclusão e da transformação social por meio da arte. A cada edição, o evento reafirma o compromisso do Centro Cultural Lourdes Ramalho em revelar novos artistas e fortalecer o papel da cultura como elemento essencial na formação humana e no desenvolvimento de Campina Grande.
Codecom






