O atleta Ryan Pablo conquistou o título de campeão no futebol de cegos nos Jogos Parapan-americanos de Jovens do Chile, realizados de 31 de outubro a 9 de novembro. O campinense, de 15 anos, é aluno no Centro de Referência Paralímpico, no Parque da Liberdade, em uma das escolinhas da Secretaria de Esporte, Juventude e Lazer (Sejel), da Prefeitura de Campina Grande.
Vestindo a camisa da seleção brasileira júnior desde 2020, Ryan participou de uma campanha invicta do Brasil no Parapan. Foram quatro jogos e quatro vitórias, sendo a final vencida contra a Colômbia por 1 a 0. A competição, realizada na capital Santiago, chegou à sexta edição reunindo mais de 1500 atletas de 33 países. “Foi a principal conquista da minha trajetória. Sou muito agradecido pelo apoio que recebo em casa, nos treinos, da família e professores. Orgulho também de ter sido o único paraibano a participar desses Jogos”, destacou ele.
Aluno da rede municipal de ensino, Ryan nasceu com glaucoma avançado e, aos 3 anos de idade, começou a frequentar o Instituto dos Cegos, onde mais tarde, aos 8 anos, foi iniciado na prática do futebol. De lá pra cá, além de viver a inclusão social através do esporte, o atleta conquistou títulos importantes: campeão dos Jogos Paraescolares Brasileiros (2024) e dos Jogos Juvenis Brasileiros (2025), ambos pela Seleção Paraibana, além do Parapan. O campinense também chegou a participar do Regional Nordeste, onde foi o melhor jogador sub-23 da competição, e do Campeonato Brasileiro Adulto de Futebol de Cegos – Série A deste ano, ambos pela Adesul-CE.
Após chegar à Campina Grande neste meio de semana, Ryan já retornou aos treinos e agora se prepara para outro desafio. “Agora a preparação está sendo para as Paralímpiadas Escolares, em São Paulo, onde vamos em busca de mais um título para o nosso estado. Campina sempre está muito bem representada em competições de base como essa e Ryan é uma das nossas revelações”, comentou o técnico Josinaldo Sousa (Bamba).
Homenagem na Câmara Municipal
Hoje (13) pela manhã, Ryan Pablo recebeu uma homenagem na Câmara Municipal de Campina Grande. A propositura foi do vereador Dinho Papa-Léguas em virtude do feito inédito do atleta campinense para o esporte da cidade. Ryan esteve acompanhado de professores, parentes e amigos na Casa de Félix Araújo.
Codecom





