Autor: Notícias PMCG

Campina Grande realiza II Simpósio Técnico-Pedagógico com foco em escuta e cuidado na Escola Contemporânea

Evento reúne 300 profissionais da educação para dialogar sobre práticas significativas, acolhimento e fortalecimento das ações pedagógicas na Rede Municipal.

14/11/2025 17h41 Atualizado há 2 horas

A Secretaria de Educação de Campina Grande realizou, nesta sexta-feira (14), das 14h às 18h, no auditório da Faculdade Uninassau, o II Simpósio Técnico-Pedagógico. O evento reuniu cerca de 300 profissionais da Educação e teve como tema “Escuta e Cuidado na Escola Contemporânea”.

Com o propósito de inspirar e fortalecer as equipes técnicas das Unidades Educacionais, o encontro apresentou relatos de práticas exitosas desenvolvidas na Rede Municipal de Ensino. A programação contou com exposições orais, práticas pedagógicas diferenciadas e momentos de troca que contribuirão para o aprimoramento das ações educativas no município.

Participaram do simpósio Assistentes Sociais, Orientadores, Psicólogos, Supervisores Educacionais, equipes de Suporte Pedagógico e estudantes dos cursos de Psicologia, Pedagogia e Serviço Social, promovendo um ambiente de diálogo qualificado sobre práticas significativas no contexto escolar.

A programação também incluiu apresentação cultural da artista Stella Alves e a palestra magna “Sofrimento e aprendizagem na escola: uma construção coletiva entre todos os profissionais da educação”, ministrada pelo Dr. Antônio Gutemberg. A mesa dialógica foi mediada por Isabelle de Araújo Pires.

Durante a discussão, a Diretora Técnico Pedagógica, Isabelle Pires, ressaltou a importância da integração entre as áreas profissionais dentro da escola.

“A mesa dialógica tem como tema desafios da educação na atualidade, caminhos interdisciplinares para o cuidado, a aprendizagem e a inclusão. Então a interdisciplinaridade das áreas é que vai ser o ponto focal da nossa mesa. Vamos discutir como que a gente pode, através desses profissionais que todos estão dentro da escola, eles podem achar um ponto de interseção para trabalhar com a interdisciplinaridade. Ou seja, como é que o assistente social, o psicólogo, o mediador de sala de leitura, o orientador, o supervisor escolar, eles conseguem se unir para trabalhar temas interdisciplinares que perpassam por essas áreas de modo que esse estudante tenha esse percurso da aprendizagem da escuta efetivo”, disse.

O palestrante Antônio Gutemberg falou sobre a importância de tratar a saúde mental como parte do cotidiano escolar.

“Durante muito tempo, a saúde mental foi vista como um tema periférico. Hoje entendemos que ela é imprescindível. Se o estudante não tem boas condições socioemocionais, ele não consegue desenvolver seu potencial cognitivo.”

Codecom


Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support

Preferência de Cookies

Usamos cookies e tecnologias semelhantes que são necessárias para operar o site. Você pode consentir com o nosso uso de cookies clicando em "Aceitar" ou gerenciar suas preferências clicando em “Minhas opções”. Para obter mais informações sobre os tipos de cookies, como utilizamos e quais dados são coletados, leia nossa Política de Privacidade.