A partir desta semana a Prefeitura de Campina Grande, por meio da Secretaria de Assistência Social (Semas), vai exibir nas suas redes sociais, o quadro ‘Exemplo de Superação’. No Instagram (@semascgpb) serão apresentados os resultados de trabalhos realizados pelos serviços da pasta e sobre como essas iniciativas têm mudado, para melhor, a vida de centenas de pessoas atendidas.

Por meio de ações desenvolvidas por equipes da Semas, muitas das pessoas assistidas têm alcançado mais dignidade, amor próprio e censo de pertencimento, tornando-se protagonistas da própria história a partir da dedicação das equipes multidisciplinares.
Centro de Convivência do Idoso, nos Cuités
O primeiro caso que será apresentado é o de Edineusa Barbosa (65 anos), que há 15 anos é acompanhada pelo Centro Municipal de Convivência do Idoso (CMCI). Uma história forte, de superação, de uma mulher que hoje luta contra a depressão. Edineusa, que é acompanhada de forma intersetorial, perdeu três filhas e o marido, de maneira muito triste, algo que ela jamais imaginaria acontecer. A idosa chegou a pensar em desistir também da própria vida, mas foi alcançada pelos profissionais do CMCI.

Essa história começou a ser contada nesta segunda-feira, 17, e poderá ser acompanhada na página oficial da Semas (@semascgpb), em duas partes. Nas próximas semanas serão apresentadas outras histórias, de famílias que tiveram as suas vidas transformadas e, agora, seus exemplos de superação poderão ser conhecidos pela população.
Esses relatos são o resultado do trabalho desenvolvido por vários serviços da Semas, à exemplo do CMCI, unidades do Centro de Referência em Assistência Social (Cras), programa Família Guardiã, entre outros.
Histórias de Vidas
No quadro, o internauta também vai conhecer a história de João Paulo Paiva, um jovem de 26 anos que foi acompanhado, quando jovem, por uma das Casas da Esperança. Depois, quando atingiu a maioridade, conseguiu um emprego como auxiliar de padeiro. João Paulo precisou adotar todos os irmãos porque, segundo ele, a mãe e o padrasto passaram a viver em situação de rua e abandonaram os filhos. Hoje, além dos irmãos, João está casado e tem 3 filhos pequenos.
Também será possível conhecer a história da dona de casa Maria José Lourenço, 42, uma das alunas do projeto ‘Reaproveitamento de Alimentos e Empreendedorismo’. Maria José participa junto com a filha, Rayssa Lourenço, de 12 anos, das atividades que são realizadas no Cras Jeremias. Ela passou a produzir biscoitos artesanais e está conseguindo fazer uma renda extra para ajudar o marido, que é catador de material reciclável.
São algumas histórias que têm mudado para melhor a vida dessas pessoas que, antes, não sabiam lidar com a própria realidade e descobriram que poderiam dar a volta por cima, diante das circunstâncias difíceis da vida. Hoje, elas conseguem contar suas próprias histórias de superação.
“Essa será apenas uma pequena amostra de todo um trabalho diário, feito em nossas unidades, e que muitas vezes passa despercebido ao olho humano. São realidades que começam a ser mudadas, a partir do momento em que essas pessoas passam a ser acompanhadas pelas equipes da Semas, e admitem que precisam de ajuda e querem sim, mudar de vida. Então, essa transformação passa a acontecer dentro de cada uma delas, e isso é sim, o mais importante”, disse o secretário da Semas, Fábio Thoma.
Codecom





