O Teatro Municipal Severino Cabral viveu noites mágicas e de celebração da cultura em suas diversas vertentes durante a 4ª edição do Festival Estrelas da Borborema, realizada nos dias 13,14, 22 e 23 deste mês. O evento é um dos mais aguardados do calendário cultural de Campina Grande.
Fotos: Mateus Almeida e Augusto Arruda
As apresentações marcaram as culminâncias de fim de ano dos alunos do Centro Cultural Lourdes Ramalho (CCLR) e da Estação Cidadania-Cultura, ambos mantidos pela Prefeitura de Campina Grande, através da Secretaria de Cultura. Os espetáculos encantaram o público, que lotou o Teatro Municipal nos quatro dias de programação.
Este ano, o Festival trouxe como tema “Sobre épocas e vidas: o que sempre nos inspirará”, celebrando a criatividade e o desenvolvimento artístico de centenas de estudantes que, ao longo de 2025, participaram de oficinas e cursos gratuitos nas mais diversas linguagens, da dança ao teatro, passando pela música e pelas artes visuais.
Cerca de 900 alunos subiram ao palco do Severino Cabral, apresentando espetáculos que envolveram jazz, forró, dança do ventre, break, danças urbanas, ballet e outras linguagens. A programação também contou com performances musicais, incluindo pífano, violão e sanfona, e com uma exposição de obras produzidas nas turmas de Pintura em Tela e Iniciação ao Desenho, revelando novos talentos formados nos equipamentos culturais do município.
Para a aluna de Ballet Clássico do CCLR, Geovana Santos, participar do Festival foi a realização de um sonho. “É uma emoção muito grande participar, mais uma vez, do Estrelas da Borborema. São muitos sentimentos, e é sempre muito gratificante se apresentar no palco, que é algo que toda bailarina ama e sonha”, destacou.
A coordenadora pedagógica do Centro Cultural Lourdes Ramalho, Nathália Rodrigues, ressaltou a grandiosidade do evento, que contou com uma equipe técnica de 50 pessoas, e a importância do equipamento cultural, reconhecido como o maior espaço público de arte-educação da região.
“Contamos com quase 1.600 alunos matriculados no Centro Cultural, e o Festival, que este ano celebrou sua 4ª edição, é um trabalho construído ao longo de praticamente um ano inteiro. Começamos a pré-produção em janeiro e, desde o meio do ano, estamos em uma rotina intensa de ensaios, marcações e definição de figurinos. Cada detalhe é pensado com muito cuidado, para que o evento acontecesse da forma grandiosa que foi. Foi uma emoção muito grande ter visto a casa cheia. É difícil até colocar em palavras. Dividimos o festival em quatro dias diferentes e, em todos eles, o Teatro Municipal ficou completamente lotado. É emocionante ver não só familiares e amigos dos alunos, mas também o público em geral ocupando cada espaço, prestigiando, acompanhando e reconhecendo o trabalho que é desenvolvido diariamente no Centro Cultural”, afirmou Nathália Rodrigues.
A realização da 4ª edição do Festival Estrelas da Borborema reforça o compromisso da Prefeitura de Campina Grande com a formação artística, cultural e cidadã dos alunos do Centro Cultural Lourdes Ramalho e da Estação Cidadania-Cultura, valorizando a arte-educação como instrumento de transformação e desenvolvimento humano.
Codecom















