O Procon Municipal de Campina Grande visitou o comércio local durante os principais dias de campanha da Black Friday, que acontece no dia 28 deste ano, na última sexta-feira de novembro, a fim evitar a prática de maquiagem de preços e golpes. Por isso, a equipe de pesquisa realizou duas pesquisas entre os dias 17 e 24 deste mês. A maior variação de preços foi de 24,75%.
As equipes percorreram oito estabelecimentos da cidade e analisaram 31 produtos das categorias de fogões, televisores, celulares, geladeiras e máquinas de lavar. Durante o período avaliado, foi identificada variação de preços que chegou a 24,75% entre a primeira e a segunda coleta.
Para o coordenador do Procon, Waldeny Santana, as pesquisas têm como objetivo o combate a práticas ilegais e o auxílio para a população aproveitar o período marcado por promoções da melhor forma. “A informação é uma arma e uma ferramenta útil, então com as pesquisas buscamos afastar a possibilidade de golpes, como a manipulação de preços para criar a ilusão de um desconto, e ajudar os consumidores”, enfatizou o coordenador.
O consumidor também pode ler orientações importantes para realizar as compras de forma mais segura, inclusive em lojas virtuais. O levantamento completo no site oficial do Procon-CG, pelo link: https://procon.campinagrande.pb.gov.br/pesquisa-black-friday-novembro-2025/.
Codecom




