Campina Grande, mais uma vez, foi destaque no mundo do paradesporto nacional. Desta vez, atletas da cidade estiveram participando da primeira etapa das Paralimpíadas Escolares 2025, em São Paulo. Os jovens fazem parte das escolinhas de iniciação do Centro de Referência Paralímpico, no Parque da Liberdade.
O projeto faz parte da grade de atividades de inclusão através do esporte da Prefeitura de Campina Grande, por meio da Secretaria de Esporte, Juventude e Lazer – Sejel, e é tradicional em revelar jovens valores. Um exemplo disso foi a conquista da Seleção Paraibana de Futebol de Cegos que, com 6 atletas do projeto, foi campeã de forma invicta da competição. “Realmente, temos atletas aqui do Centro de Referência que, em breve, estarão em times de ponta do futebol de cegos brasileiro. Um trabalho sério, humano, mas que vem revelando joias para o esporte de alto rendimento do país”, comentou o técnico Josinaldo Costa (Bamba).
Também do Centro de Referência de Campina Grande, dois atletas subiram ao pódio no atletismo paralímpico. Maicon Araújo, na categoria T44 da corrida, com quebra de recorde escolar brasileiro e ouro nos 200 metros, prata nos 100 metros e bronze no salto em distância. Já a jovem Ana Cecília se destacou na categoria F55 nas provas do arremesso de dardo, com ouro e recorde escolar brasileiro, prata no arremesso de peso e bronze nos 100 metros na corrida em cadeira.
Treinadora de atletismo no Parque da Liberdade, a professora Klébia Berto destacou o fato de Campina hoje ser um polo referência no interior do Nordeste na revelação de jovens valores. “Crianças e adolescentes de outras cidades encontram em Campina a estrutura necessária para, não só se sentir incluso socialmente, mas também alcançar grandes conquistas esportivas”, disse ela.
A segunda etapa das Paralimpíadas Escolares Brasileiras 2025 começou na última segunda-feira (24) indo até sexta (27), com disputas no judô, natação, vôlei sentado, futebol PC (paralisados cerebrais), badminton, tênis de mesa e bocha. A competição acontece no Centro Paralímpico Brasileiro, em São Paulo-SP.
Codecom




