A Prefeitura de Campina Grande, por meio da Secretária de Educação (Seduc), iniciou o processo de climatização em todas as salas de aula das duas escolas e três creches do Conjunto Aluísio Campos. Para isso, foram concluídas as entregas de aparelhos de ar condicionado que estão sendo instalados em 60 salas de aula, beneficiando mais de 3 mil estudantes da rede municipal de ensino. A iniciativa de climatização de salas de aula na cidade foi intensificada em 2021 e já foram entregues mais de 700 aparelhos nas escolas e creches da zona urbana e rural.
Para o secretário de Educação, Asfora Neto, a climatização nas unidades escolares do Aluísio Campos representa a consolidação e ampliação da iniciativa tendo em vista que estão entre as maiores estruturas da rede.
“Essas três creches e as duas escolas são umas das maiores da nossa rede de ensino. É um investimento em dignidade, em conforto, não só dos alunos, mas também dos profissionais de educação que fazem parte da nossa rede. É algo que, realmente, veio para ficar, porque tem uma repercussão muito positiva dentro da comunidade escolar e quebra barreiras dentro da lógica de diminuição de distâncias. Poucas vezes a gente imaginava, no passado, que as escolas públicas pudessem ter infraestrutura melhores do que as da rede privada e isso está se tornando uma realidade em Campina Grande”, destacou o secretário.
O professor de matemática, Isaac Costa, da Escola Lourdes Ramalho, unidade que já está com os aparelhos instalados, destacou os benefícios trazidos pela climatização do ambiente de aulas.
“Para nós é um luxo ter o ar-condicionado nas nossas salas porque a gente só encontrava em poucas escolas particulares por onde eu passei. Então, o ar-condicionado favorece o silêncio, a concentração, a melhor aprendizagem e o conforto. Portanto, ter isso nas nossas salas é uma alegria”, disse o professor.
Já a estudante Raissa Silva, da mesma escola, comemorou a novidade e explicou as melhorias que já sente com a chegada dos aparelhos.
“Para mim o ar-condicionado melhorou muito até para a gente prestar atenção nas aulas, porque o calor faz a pessoa ficar desconcentrada e dá dor de cabeça e a sala geladinha melhorou muito essa questão”, disse.
Apenas neste mês de novembro, a Seduc já realizou a entrega de 298 aparelhos de ar-condicionado. A expectativa é que, até o fim do ano, sejam entregues um total de 447 aparelhos de ar-condicionado de alta potência, totalizando quase mil aparelhos entregues em 4 anos.
Codecom




