O Coordenador do Procon de Campina Grande, Waldeny Santana, foi convidado a participar como expositor de uma Audiência Pública em Brasília. O evento, convocado pela Comissão de Defesa do Consumidor (CDC) da Câmara dos Deputados, tem como objetivo debater as práticas abusivas na saúde suplementar e nos planos privados de assistência à saúde no Brasil.
Foto: Marcelo Casal JR – Agência Brasil
Waldeny Santana se juntará a um painel de especialistas de renome para abordar temas críticos do setor e apresentará os resultados do Procon Saúde, canal especializado criado em Campina Grande para monitorar e atuar em casos de irregularidades praticadas pelos planos de saúde. O modelo tem se destacado pela atuação técnica e pela quantidade de denúncias recebidas, tornando-se referência nacional no enfrentamento às práticas abusivas.
Entre os convidados, estão representantes da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), do Conselho Federal de Medicina (CFM), da Associação Brasileira de Planos de Saúde (ABRAMGE), do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (IDEC) e da Associação Nacional em Defesa da Ética na Saúde Suplementar (ANDESS).
A audiência pública está agendada para o dia 02 de dezembro de 2025 (terça-feira), às 14h, no plenário do Anexo II da Câmara dos Deputados e foi proposta sob a justificativa de que a saúde suplementar no Brasil enfrenta uma crise estrutural grave, impactando consumidores e profissionais. Entre as práticas abusivas que exigem investigação, destacam-se fraudes em auditorias médicas por não habilitados, a imposição ilegal de pacotes e tetos de despesa, além das negativas abusivas de cobertura que restringem a autonomia médica e geram desassistência.
“A saúde suplementar enfrenta problemas graves que precisam ser investigados imediatamente. Saúde não espera, saúde é urgente. É fundamental que os consumidores compreendam: o plano de saúde não é favor, é um contrato que deve ser integralmente respeitado.”, afirmou o coordenador Waldeny Santana
Os consumidores que se sentirem lesados podem registrar sua reclamação por meio dos seguintes canais:
– Aplicativo Campina Com Você (disponível para Android e iOS)
– WhatsApp exclusivo do Procon Saúde: (83) 3113-9295
O atendimento presencial também continua funcionando na sede do Procon Municipal, na Rua Prefeito Ernani Lauritzen, no Centro, das 8h às 18h.
Codecom

