Três professores da Rede Municipal de Campina Grande foram reconhecidos na 22ª edição do Prêmio Educador Nota 10, promovido pelo Instituto Alpargatas. A iniciativa valoriza práticas inovadoras desenvolvidas em 513 escolas de 17 municípios da Paraíba, Pernambuco e Minas Gerais. A lista com os 14 vencedores foi divulgada nesta segunda-feira, 01.
Foto: arquivo
A categoria Educador Nota 10 premia profissionais da educação que desenvolvem projetos criativos voltados ao aprimoramento da aprendizagem e ao desenvolvimento regional alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Entre os destaques está o professor João Ademar de Andrade Lima, da Escola Municipal Félix Araújo, vencedor com o projeto Mídia Legal. Em parceria com a UEPB, a iniciativa integra jornalismo, educação midiática e cultura maker para estimular o protagonismo infantil por meio da produção de conteúdos digitais.
“O primeiro sentimento é o da alegria. É reconfortante perceber que fomos escolhidos entre tantos projetos de qualidade. As diferenças entre os premiados e os demais participantes foram mínimas, o que mostra que todos formamos um coletivo de profissionais vitoriosos”, destacou.
Também foi premiada a professora Fernanda Cristina Agra Borborema, da Escola Municipal Ageu Genuíno da Silva, autora do projeto Tecendo Histórias com Afeto: parcerias que inspiram leitores e transformam espaços. A proposta ressignifica áreas ociosas da escola, transformando-as em ambientes de leitura e fortalecendo o hábito diário de leitura.
“Recebo esta premiação com grande felicidade e satisfação por ver reconhecido, mais uma vez, meu compromisso com o trabalho e com a educação. Sou grata ao programa por identificar o valor desta iniciativa”, afirmou.
A outra vencedora foi a professora Simone Guedes Valadares de Souza, da Escola Municipal Amaro da Costa Barros, com o projeto Robótica Sustentável: construindo futuro com tecnologia e solidariedade. A iniciativa utiliza materiais recicláveis e estimula a criatividade, a consciência ambiental e a aprendizagem prática, promovendo uma abordagem inclusiva e sensível.
“Fomos reconhecidos pelo Prêmio Educador Nota 10, uma das principais honrarias da educação brasileira, que valoriza práticas transformadoras em sala de aula. A conquista celebra o compromisso diário da equipe em desenvolver um projeto que impacta a vida dos estudantes e reafirma a dedicação de todos que trabalham pela transformação da educação”, comentou a professora.
Os projetos inscritos na categoria são avaliados por uma banca formada por mestres e doutores da área educacional, com certificação da Universidade Federal da Paraíba. E a cerimônia de premiação oficial ocorre em 2026, com data ainda a ser confirmada.
Codecom

