Campina Grande, mais uma vez, foi destaque nas Paralimpíadas Escolares Brasileiras 2025. Após conquistar medalhas na primeira fase da competição, a cidade voltou a medalhar na segunda etapa também com atletas do projeto do Centro de Referência Paralímpico, do Parque da Liberdade.

O projeto da Prefeitura de Campina Grande, em parceria com o Comitê Paralímpico Brasileiro, acontece através da Secretaria de Esporte, Juventude e Lazer – Sejel, trabalhando a iniciação de atletas e também os de alto rendimento. E as medalhas, que há duas semanas vieram através do futebol de cegos e atletismo, agora vêm com a garotada do judô e da bocha paralímpica.
Com disputas mais uma vez acontecendo no Centro Paralímpico Brasileiro, em São Paulo-SP, de 26 a 30 de novembro, dos tatames saíram conquistas em várias categorias. Foram quatro medalhas de ouro e uma de prata no judô para deficientes visuais. “Foi uma ótima apresentação dos atletas de Campina nessa competição bastante difícil. Temos uma safra de atletas dedicados e que sempre se dão bem Paraíba a fora”, comentou Hélio Santos, treinador da equipe ao lado do professor Ado Marcelo.
Destaque também na bocha paralímpica com atletas campinenses chegando à reta final de disputas em três categorias. “Conseguimos chegar às etapas finais em três categorias, conquistando um vice-campeonato . Mas, antes de tudo, conseguimos ser competitivos e figurar entre os melhores do país”, destacou o técnico Daniel Dias.
Para o coordenador do Centro de Referência de Campina Grande, Ranyeri Saoli, os resultados comprovam que o trabalho feito no Parque da Liberdade vem alcançando os objetivos traçados. “Nosso primeiro papel é o de incluir. Depois, o de apresentar o esporte. Daí em seguida, vai depender do talento dos atletas e da experiência dos professores. As medalhas mostram que esse método tem dado certo”, disse ele.
Confira os destaques:
Judô
Ouro: Michele Soares (Até 17 anos J1 e Absoluto J1), Milena Geovana (Médio J2) e João Pedro Félix (Pesado J2)
Prata: Ana Cecília Tavares (Pesado J1)
Bocha:
Prata: Pedro Gabriel (BC1)
Quarto Lugar: Ícaro Barbosa (BC4)
Sexto Lugar: Lorranny Vitória (BC1).
Codecom

