A Prefeitura de Campina Grande, por meio da Secretaria de Agricultura (Seagri), vai intensificar a “Operação Carro-pipa”, para a distribuição emergencial de água, nas comunidades da Zona Rural do Município. A iniciativa foi confirmada pelo secretário de agricultura Kleyber Nóbrega, na última plenária do ano de 2025, do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS).
Durante seu pronunciamento, o secretário Kleyber Nóbrega, destacou todas as ações que a pasta realizou na zona rural de Campina Grande, no ano de 2025. Ele destacou também que, diante da total escassez de água em toda a zona rural do município, o prefeito Bruno Cunha Lima determinou a intensificação da operação Carro-Pipa, para minimizar a situação calamitosa dos agricultores.
Após a determinação do prefeito, o secretário Kleyber Nóbrega designou o gerente de Recursos Hídricos da Seagri, Fábio Gomes, para coordenar as ações de abastecimento das cisternas na zona rural. “Diante da baixa quantidade de chuvas nos distritos, os açudes, barreiros e cisternas que captam a água, não receberam aporte suficiente para o agricultor esperar até o próximo período de inverno, que só deverá ocorrer após os primeiros meses de 2026” destacou o secretário.
O secretário destacou também que, além da falta de chuva, outros fatores agravaram a situação. “Várias comunidades e assentamentos, onde residem milhares de famílias, ficaram impossibilitadas de receber a operação carro-pipa do Exército e da PMCG, pois a Cagepa, implantou toda a malha de tubulação, para oferecer água potável, o que efetivamente, não aconteceu”, lamentou o secretário.
O não abastecimento através da Cagepa, na zona rural, sobrecarrega o sistema de abastecimento da Secretaria de Agricultura, pois, locais que deveriam estar sendo abastecidos pela tubulação, sobrecarregam diariamente a lista de pedidos d’água, através da frota de carro-pipa da Seagri. Segundo Kleyber, diariamente o número do WhatsApp (83) 98675 8664, destinado a receber pedidos de abastecimento, recebe, diariamente mais de 60 solicitações.
Mesmo diante do crescimento vertiginoso de solicitações de abastecimento, o secretário destacou que a Prefeitura, via Secretaria de Agricultura, fará o possível, para atender o maior número de pessoas. O secretário aproveitou a última reunião do Conselho, para solicitar que os agricultores, os sindicatos e associações, se mobilizem e cobrem da Cagepa a efetivação dos projetos de abastecimento, que foram prometidos e até hoje nunca funcionaram.
Também participaram da plenária, acompanhando o secretário Kleber Nóbrega, o secretário adjunto, Joseildo Alves (Galego do Leite); o gerente de Recursos Hídricos, Fábio Gomes; e o coordenador de Agricultura Familiar de Campina Grande, Ribamar Cesarino.
Codecom





