A Prefeitura de Campina Grande, por meio da Secretaria de Educação (Seduc), realizou, na noite desta quarta-feira, 10 de dezembro, a cerimônia de formatura dos estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e do Programa Brasil Alfabetizado (PBA). O evento aconteceu no auditório do Instituto Federal da Paraíba (IFPB) e reuniu familiares, professores e gestores para celebrar a conquista de 206 formandos, sendo 170 da EJA e 36 do PBA, matriculados em 13 escolas municipais.
Entre os concluintes, um dos destaques da noite foi Natanael Gustavo, que finalizou o quarto ciclo da EJA e agora seguirá para o Ensino Médio. Emocionado, ele relatou o significado dessa etapa em sua vida.
“No começo eu não queria voltar, mas depois que comecei a ir direitinho para a escola a gente faz novas amizades e vai gostando. Tem a dificuldade que muita gente não tem vontade de estudar, mas a gente vai conhecendo as matérias e gostando de estudar e conviver na escola. Os professores são maravilhosos, foi ótima essa fase na minha vida”, explicou.
A cerimônia marca um avanço importante no fortalecimento das políticas de educação inclusiva na cidade. Para Ádria Viana, coordenadora da EJA em Campina Grande, o momento simboliza muito mais que a entrega de certificados.
“É com muita alegria que nós estamos fazendo esse momento tão especial para a Educação de Jovens e Adultos de Campina Grande. É a primeira vez que realizamos a certificação com um público distinto: as turmas do PBA, que vão ingressar no ciclo 1 da EJA, e as turmas do ciclo 4, que agora seguem para o ensino médio ou cursos técnicos. O mais importante é trazer para eles o protagonismo, o sentimento de pertencimento à educação e à sociedade, e mostrar que eles podem sim avançar nos estudos e sonhar com carreiras especiais”, destacou
Ádria reforçou ainda o compromisso da Seduc com o fortalecimento da modalidade e a superação do analfabetismo.
“A EJA de Campina Grande tem cumprido esse objetivo, não apenas de ensinar conteúdos, mas de mostrar ao estudante que eles têm condições de seguir avançando e de realizar sonhos. Campina Grande está atendendo a uma das metas do Pacto pela Superação do Analfabetismo e Qualificação da EJA, mostrando que eles são capazes, que podem avançar, realizar sonhos e, principalmente, que saem daqui qualificados”, finalizou






