Autor: Notícias PMCG

RETROSPECTIVA 2025: Procon-CG recebeu reconhecimento local e nacional pelo trabalho realizado este ano

O Procon de Campina Grande encerra 2025 com um conjunto de ações que reforçam seu compromisso com a proteção do consumidor, ampliando fiscalizações, fortalecendo parcerias e garantindo maior segurança nas relações de consumo. Fiscalização ampliada e ações preventivas O ano começou com pesquisas essenciais — sobre coisas como material escolar, combustíveis, gás de cozinha e […]

19/12/2025 16h03 Atualizado há 3 horas

O Procon de Campina Grande encerra 2025 com um conjunto de ações que reforçam seu compromisso com a proteção do consumidor, ampliando fiscalizações, fortalecendo parcerias e garantindo maior segurança nas relações de consumo.

Fiscalização ampliada e ações preventivas

O ano começou com pesquisas essenciais — sobre coisas como material escolar, combustíveis, gás de cozinha e alimentos -e com a Operação De Olho na Validade, que resultou na autuação de 12 estabelecimentos.

Ao longo de 2025, o órgão intensificou fiscalizações, retirou do mercado milhares de produtos irregulares, apreendeu bebidas adulteradas, acompanhou o Programa Farmácia Popular e fiscalizou fios irregulares de telecomunicações.

Combate às práticas abusivas

A atuação firme do Procon-CG resultou em multas expressivas aplicadas em diferentes setores. Entre elas:

– R$ 100 mil ao Banco Crefisa por consignado indevido;
– R$ 550 mil e R$ 8 milhões à Hapvida;
– Mais de R$ 500 mil a bancos reincidentes;
– R$ 165 mil à Casas Bahia;
– R$ 580 mil a agências que descumpriram a Lei da Fila.

Além das penalidades, o órgão atuou no combate a cobranças indevidas, fraudes financeiras e ofertas enganosas, com foco especial no setor bancário e na saúde suplementar.

Procon Saúde: referência nacional

Lançado em 2025, o Procon Saúde se consolidou como referência ao receber apoio da ANS e ser apresentado no Congresso Nacional . O programa ganhou um canal exclusivo via WhatsApp, ampliando as denúncias e agilizando o atendimento aos usuários de planos de saúde.

Educação, orientação e ações sociais

Durante todo o ano, o Procon promoveu palestras em escolas, universidades e comunidades, participou de campanhas de conscientização, realizou ações de prevenção à ludopatia e distribuiu mais de 10 mil materiais educativos durante o São João. Também lançou cartilhas informativas, incluindo a parceria com a ABRABE contra bebidas adulteradas.

Parcerias e articulação institucional

O órgão ampliou sua atuação em nível nacional e local, participando de audiências públicas, reuniões da Senacon, debates sobre bets e articulações com o Ministério Público, Receita Federal, Poder Judiciário e setores produtivos da cidade.

Mutirões e atendimento ao cidadão

Em 2025, os mutirões de negociação beneficiaram centenas de consumidores, com destaque para o mutirão de novembro, que atendeu 526 pessoas com mediação direta entre consumidores e empresas.

Compromisso renovado

A retrospectiva de 2025 reafirma o Procon-CG como órgão atuante, moderno e próximo da população. Em 2026, o trabalho seguirá com mais fiscalização, inovação, educação para o consumo e ações voltadas à proteção dos direitos do cidadão campinense.

Todas as ações realizadas ao longo de 2025 serão reunidas em um documento em PDF, disponível para consulta pública. Consumidores que enfrentarem problemas ou desejarem orientação podem procurar o órgão pelos canais oficiais: Disque Procon 151, telefones (83) 98185-8168 e (83) 98186-3609, Instagram @procondecampina, aplicativo Campina com Você ou presencialmente, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, na sede localizada na Rua Prefeito Ernani Lauritzen, 226, Centro, Campina Grande.

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