A Prefeitura de Campina Grande, por meio da Secretaria de Educação (Seduc), deu início nesta segunda-feira (12) ao período de transferência de estudantes veteranos entre as unidades da Rede Municipal de Educação. A ação faz parte da segunda etapa do cronograma oficial de matrículas para o ano letivo de 2026.

Nesta fase, a Seduc garante a renovação de matrícula de 36.068 estudantes veteranos. O objetivo é organizar a Rede e assegurar o atendimento dos estudantes de acordo com a disponibilidade de vagas em cada região da cidade.
O período de transferência segue até o dia 19 de janeiro de 2026 e deve ser realizado por meio do Sistema EduCampina. Para isso, pais ou responsáveis por estudantes menores de 18 anos, ou o próprio estudante, quando maior de idade, devem comparecer à Escola ou Creche onde o estudante cursou o ano letivo de 2025 para solicitar para unidade de destino
A unidade de origem é responsável por solicitar a transferência no sistema. A confirmação da vaga, no entanto, depende da disponibilidade na escola/creche de destino, que deverá validar e confirmar o pedido. É importante destacar que a solicitação de transferência não garante automaticamente a vaga. Caso não tenha disponibilidade de vaga, o estudante será encaminhado para a unidade mais próxima.
A matrícula só será efetivada após a confirmação pela unidade de destino e a entrega da documentação exigida.
Após a concessão da vaga, o responsável ou o estudante maior de idade deve comparecer à unidade de destino em até 30 dias, apresentando os seguintes documentos:
Certidão de Nascimento ou Casamento (cópia);
Caderneta de Vacinação (cópia);
Duas fotos 3×4;
Comprovante de guarda ou tutela (se houver);
Comprovante de residência (cópia);
Cartão do SUS;
Cartão do Auxílio Brasil;
Número do NIS;
CPF e documento de identidade do estudante.
Mesmo que a documentação não esteja completa no ato da matrícula, o estudante poderá ser matriculado. Nesse caso, a escola orientará sobre a entrega dos documentos pendentes no prazo máximo de 30 dias.
Codecom

