A Secretaria de Educação de Campina Grande (Seduc) está ofertando, para o ano letivo de 2026, mais de 41 mil vagas na rede municipal de ensino, contemplando a Educação Infantil, o Ensino Fundamental e a Educação de Jovens e Adultos (EJA). Desse total, mais de 11 mil vagas são destinadas a novos estudantes, cujas matrículas iniciaram hoje.
Este ano, a Seduc ampliou a oferta de vagas na Educação Infantil, nas Escolas em Tempo Integral. A distribuição das vagas acontece da seguinte forma:
· 11.237 vagas na Educação Infantil;
· 19.172 vagas no Ensino Fundamental – anos iniciais;
· 9.477 vagas no Ensino Fundamental – anos finais;
· 1.195 vagas na Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Já com relação a Creche Maria Alvina, a Seduc orienta que as famílias que não consigam vaga nas turmas já preenchidas realizem o cadastro de reserva e procurem outra unidade próxima para efetivar a matrícula.
Na região de Bodocongó e Malvinas, a oferta de vagas nas creches municipais inclui:
· CM Maria Alvina – 189 novas vagas para crianças de 0 a 3 anos;
· CM Lenise Medeiros – 192 novas vagas para crianças de 0 a 3 anos, após reforma e ampliação que garantiu crescimento superior a 100 vagas na unidade;
· CM M. Amélia – 108 vagas.
O CMEI Severino Cabral oferta 180 vagas para crianças de 4 e 5 anos.
A população pode acessar a página oficial de vagas ofertadas da rede, que está sendo atualizada de hora em hora para suporte durante as matrículas de novatos, link: https://matriculas.simplisoft.com.br/quadro-de-vagas
Com o crescimento da demanda, a expansão da rede municipal segue nessa região com: creche em construção no Conjunto João Paulo II, com oferta prevista de 216 vagas para crianças de 0 a 5 anos; Creche Anita Cabral, em reforma e ampliação, com previsão de mais 100 vagas.
Para garantir o atendimento aos casos pontuais, a Secretaria também mantém uma força-tarefa de prontidão, instalada na sede da Seduc, dedicada a apoiar e orientar as famílias durante o período de matrículas.
Entre os principais avanços de 2026 está a ampliação de vagas para a primeira infância. A Creche Lenise Medeiros, que será inaugurada em fevereiro, após reforma e ampliação, aumentou a capacidade de atendimento de 80 para 192 vagas, destinadas a crianças de 0 a 3 anos e 11 meses, com turmas de berçário e maternal.
Outra novidade é a transformação da Escola Centenário em Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI), passando a ofertar 150 vagas para crianças de 4 e 5 anos. A rede também passa a contar com o novo CMEI Severino Cabral, com 180 vagas para a pré-escola, ampliando o acesso à Educação Infantil no município.
O ensino em tempo integral também registra crescimento significativo. Em 2025, foram 1.757 matrículas efetivadas. Para 2026, a rede oferta 2.494 vagas, com projeção de alcançar 2.710 matrículas, conforme a conclusão das obras de reforma e ampliação das escolas Melo Leitão, Tiradentes e Cícero Virgínio.

