A equipe Thunder Racing, do Sesi Paraíba, foi a campeã da etapa regional do Festival Sesi de Robótica, realizado nesta quarta-feira, 04, na sede da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (Fiep), em Campina Grande. Parte da vitória foi atribuída ao projeto social ‘Doce Futuro’, realizado em parceria com a Prefeitura de Campina Grande, por meio da Secretaria de Assistência Social (Semas). O projeto foi realizado em novembro do ano passado, através de oficinas de Confeitaria Artesanal no Restaurante Popular Prato do Povo.
Projeto Social – Doce Futuro, no Prato do Povo
O grupo vencedor, formado por seis alunos, desenvolveu um protótipo de Fórmula 1 dentro do programa de competição global, denominado Stem Racing 2026. No entanto, uma das exigências da competição foi a elaboração de um projeto social. Dessa forma, o Doce Futuro foi realizado com a participação de 21 mulheres acompanhadas por sete Centros de Referência em Assistência Social (Cras). Nas oficinas, as mulheres receberam dicas sobre manuseio de utensílios, higiene, produção de bolos de festa, até a precificação do produto final.
A dedicação da equipe de robótica do Sesi Paraíba, formada por alunos de 12 aos 19 anos, envolveu, além do projeto social, quesitos de gestão, engenharia e de empreendedorismo, garantindo a tão sonhada vaga para a classificação da etapa nacional, que acontecerá em março deste ano, em São Paulo. A última etapa será a internacional, prevista para ser realizada ainda neste ano, em Singapura (Sudeste Asiático).
“Primeiramente eu gostaria de agradecer a Deus e segundo à Semas, que nos deu todo apoio necessário para chegarmos até aqui, sendo campeão do primeiro festival de robótica da Paraíba. Foi um ano de muito trabalho voltado à robótica e que deu certo, junto ao projeto social, que foi conquistado com o apoio da Semas, grande apoiadora do Doce Futuro. Só temos a agradecer”, destacou Paulo Ricardo, aluno do Sesi e idealizador do projeto.
Igor Oliveira, que é professor do Sesi Paraíba e técnico da equipe Thunder Racing, falou sobre o esforço da equipe para conquistar o primeiro lugar. “A maior vitória para a gente foi a superação e esforço dos meninos durante a temporada. Eles estudam durante a manhã e de tarde e se dedicavam aos projetos. Foram noites em claro, finais de semana e feriados e todos fizeram esse esforço, então é muito recompensador receber esses prêmio”, destacou.
“É uma grande satisfação para a Semas ver o Doce Futuro integrado a uma conquista tão significativa como essa, unindo inclusão social, educação e inovação. Essa parceria mostra que, quando o poder público trabalha de forma integrada, é possível gerar oportunidades reais, fortalecer a autonomia das mulheres acompanhadas pelos Cras e, ao mesmo tempo, contribuir para a formação de jovens talentos que representam Campina Grande em nível nacional e internacional”, disse o secretário da Semas, Fabio Thoma.
Festival de Robótica/Sesi
O Festival Regional Sesi de Robótica foi realizado pela primeira vez na Paraíba e reuniu, em Campina Grande, equipes de escolas públicas e privadas do estado e de outras regiões do Nordeste para as disputas das modalidades First League Challenge (FLL), First Tech Challenge (FTC) e Stem Racing. O evento se destaca como um importante espaço de inovação, incentivo à educação tecnológica e para o fortalecimento do desenvolvimento científico e educacional do estado.
Codecom







