A Prefeitura de Campina Grande, por meio de uma ação intersetorial encabeçada pela Secretaria de Educação (Seduc) em parceria com Secretaria de Assistência Social (Semas), e Secretaria de Saúde, realizou nesta sexta-feira, 25 de abril, uma ação para reduzir o tempo de espera de famílias de estudantes da Rede Municipal de Educação para o auxílio do Benefício de Prestação Continuada (BPC). A Seduc fez o mapeamento do público-alvo e o INSS fez o cruzamento dos dados.
Maria Eduarda da Silva é mãe de Gabriel, 4 anos, estudante da Rede Municipal de Educação, conta que esperava há mais de um ano pela concessão do benefício. “Já fazia mais de um ano que eu tinha dado entrada para conseguir o benefício, estava esperando e ainda não tinha saído nada. Ele só tinha conseguido fazer uma perícia. A gente estava aguardando pela segunda e até então não tinha resposta. Hoje o sentimento é de gratidão, porque a gente que é mãe atípica, em questão dos filhos, do jeito que eles são, a gente não tem como ir trabalhar, porque eles não ficam com outras pessoas. Meu sentimento é de gratidão, porque adiantou muito. Eu acreditei que eu ainda ia esperar muito e adiantou muito o que a gente ia esperar”, contou.
Para o secretário Raymundo Asfora Neto, a parceria facilita o acesso das famílias ao benefício. “É uma iniciativa pioneira aqui no Estado, em parceria com INSS, Campina Grande, mais uma vez, sendo referência. A ideia é facilitar a vida desses pais, o que reflete no desenvolvimento dessas crianças em relação aos benefícios a que têm direito, mas às vezes têm dificuldade, seja por falta de informação ou de acesso. A ideia é percorrer unidades da educação municipal, onde nós temos milhares de crianças que têm o perfil de fazer jus a esses benefícios. A gente espera intensificar e fazer dessa, uma ação permanente”, explicou.
O superintendente regional do INSS no Nordeste, Caio Maia Figueiredo, ressaltou o impacto da ação para os beneficiários: “A gente está hoje trazendo dignidade para mais de 200 pessoas, famílias neurodivergentes que esperariam ainda alguns meses para ter acesso ao benefício e que hoje estão conseguindo antecipar (o processo), trazendo uma tranquilidade maior para essas famílias. A equipe da Prefeitura, a primeira-dama, os secretários de Educação e Assistência Social, que estiveram aqui junto com as equipes de assistentes sociais e de educação, tanto da Prefeitura quanto do INSS, fizeram um trabalho maravilhoso nos últimos meses para que isso hoje pudesse dar certo, junto com a perícia médica e a nossa avaliação social. A gente pretende ampliar essa iniciativa para que se torne uma ação perene aqui em Campina Grande”, avaliou.
O secretário de Assistência Social, Fábio Thoma, destacou a união intersetorial para viabilização do projeto. “Ação extremamente importante, é uma ação intersetorial entre o INSS, Secretaria de Educação, Secretaria de Assistência Social e Secretaria de Saúde. É assim que se trabalha. Uma organização emprestando nossos servidores para atender as pessoas necessitadas e aqui estamos na Clínica Afeto, provando que essa união faz acontecer”, disse.
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