A partir desta quinta-feira, 3 de abril, será aberta ao público a exposição “IN LOCO: Retratos do cotidiano de trabalhadores”, que apresenta o cotidiano dos trabalhadores da cidade. A entrada é gratuita e a exposição ficará disponível até o dia 8 de abril, no SESI Museu Digital, às margens do Açude Velho. O horário de visita é das 9h às 18h.
A exposição é organizada pelo Centro de Referência em Saúde do Trabalhador de Campina Grande (Cerest-CG) e pela Coordenação de Comunicação da Prefeitura de Campina Grande em parceria com o Ministério Público do Trabalho (MPT-PB).
A exposição é composta por fotografias que retratam os trabalhadores no seu contexto de atuação diário, bem como por suas entrevistas capturadas em vídeo, e textos que contam as suas histórias e contextualizam cada profissão, além de apresentar os riscos aos quais estes trabalhadores estão expostos.
Foram catalogadas 15 profissões: porteiro, atendente de telemarketing, catadora de materiais recicláveis, vendedora ambulante, coveiro, gari, costureira, cabeleireira, vacinadora (técnica de enfermagem), feirante, mototaxista, professora, pedreiro, agricultor e policial civil.
“O objetivo é fazer com que os trabalhadores, tão invisibilizados no nosso dia a dia, sejam vistos e percebidos por meio desta exposição. Além disso, busca-se conscientizar sobre os riscos ocupacionais de doenças e acidentes a que eles estão submetidos, mas antes de tudo, é uma homenagem e uma forma de eles se verem e se reconhecerem. O SESI Museu Digital é simbólico porque é um monumento que faz referência aos trabalhadores de Campina Grande do passado, os tropeiros, que ajudaram a construir esta cidade. É importante que todos vão ao museu, que estará com entrada gratuita durante a exposição, para nos vermos e nos reconhecermos enquanto trabalhadores de Campina Grande”, disse a coordenadora do Cerest-CG, Camila Mendes.
As fotografias são da fotojornalista Nelsina Vitorino e as imagens do produtor audiovisual Saulo Emerson, com direção de arte de Bruno Lopes Veloso e produção de Ana Paula Biju, Rafael Mélo Poeta, Augusto Arruda, Anderson Souza e Felipe Heinen. Os idealizadores são a coordenadora do Cerest, Camila Mendes; o assistente jurídico do Cerest, Caio Gondim; e a assistente social Cilânea Costa. Colaboraram ainda os engenheiros de segurança do trabalho Marcella Aragão, Rafael Rosa Romero e Francisco Diógenes, bem como os técnicos Jaíza Oliveira, Rogério Lima e David Lucas Queiroz, além do psicólogo organizacional Eduardo Morais.
Além da exposição, a Secretaria Municipal de Saúde vai realizar várias ações ao longo do mês em alusão à campanha, como atividades nas sextas-feiras pela manhã na Feira Central, o chamado “Cerest na Feira”, e o “Abril Verde Cultural”, no dia 9 de abril no SESC Centro, às 9h.
Em João Pessoa – A exposição foi apresentada inicialmente na abertura da campanha estadual Abril Verde deste ano. A abertura aconteceu no dia 1 de abril, última terça-feira, no Tribunal Regional do Trabalho TRT-13, em João Pessoa.
Codecom