Equipes da Ação Intersetorial da Prefeitura de Campina Grande, presentes nos principais espaços de festejos d’O Maior São João do Mundo, realizaram na manhã desta segunda-feira, 10, mais uma reunião de avaliação sobre os trabalhos realizados nos primeiros doze dias do evento. No encontro estavam o secretário municipal de Assistência Social (Semas), Fábio Thoma, e demais coordenadores da ação.
A Ação Intersetorial tem o objetivo de coibir qualquer tipo de violação, a exemplo do abuso sexual, mendicância, consumo de bebidas alcoólicas, trabalho infantil, além da violência física e psicológica praticadas contra crianças e adolescentes durante os festejos juninos.
“Essa é mais uma reunião de avaliação, visto que identificamos várias situações que oferecem riscos para crianças e adolescentes, e que precisam ser discutidas e levadas ao conhecimento da Vara da Infância e Juventude. Estaremos nos reunindo nesta terça-feira, 11, com integrantes da Vara da Infância, bem como do Ministério Público do Trabalho para apresentar os dados”, declarou Fábio Thoma.
Na reunião desta segunda-feira foram discutidos vários pontos, à exemplo da presença de crianças e adolescentes no Parque do Povo, em situações envolvendo trabalho infantil e o consumo de bebidas alcoólicas, entre outras violações. A Semas considera a existência da Portaria da Vara da Infância e Juventude, a qual regulamenta o horário de permanência desse público no local: crianças até 5 anos, a permanência é até às 22h; de 6 aos 12 anos, até meia noite.
Resultado das Ação no Parque do Povo
No Parque do Povo, considerando todo o trabalho realizado no local, desde a abertura da festa no dia 29 de maio até este domingo, 09 de junho, foram somadas 130 intercorrências.
“Entre essas abordagens, o que mais preocupa a coordenação são algumas violações mais frequentes, a exemplo dos casos de crianças perdidas (até 12 anos) e a venda de bebidas alcoólicas para adolescentes, o que é proibido” disse o coordenador geral da Ação Intersetorial, Paulineto Sarmento.
Ação em Galante
Em Galante, neste final de semana, dias 08 e 09, foram registradas 23 intercorrências, sempre em situações que se repetem: crianças menores de 1 ano próximas às caixas de som e pais no consumo de bebidas alcoólicas mesmo estando ao lado dos filhos. Há também registros relacionados ao trabalho infantil.
Codecom