Equipes de vários serviços da Prefeitura de Campina Grande, em parceria com o Ministério Público do Trabalho (MPT), participaram de uma importante reunião, mediada pelo Procurador Geral do Trabalho/CG, Marcos Antonio de Oliveira Almeida, com o objetivo de discutir adequações na logística da Ação Intersetorial 2024, durante as festividades d’O Maior São João do Mundo. O encontro ocorreu na tarde da terça-feira, 30, no auditório da sede do Ministério Público do Trabalho, com a presença de diversos atores de instituições públicas, privadas e da sociedade civil.
Na edição de 2024 a Ação Intersetorial completa a 9ª Edição, atendendo o entorno do Parque do Povo e Distritos de Galante, São José da Mata e Catolé de Boa Vista, com objetivo de coibir violações contra crianças e adolescentes, a exemplo do trabalho infantil; abuso e exploração sexual; mendicância; violência e o consumo de bebidas alcoólicas; entre outros. Na ocasião, os presentes discutiram sobre a distribuição e localização dos pontos de apoio dos abordadores e coordenadores da ação.
O Juiz da Vara da Infância e Juventude do Município, Dr. Perilo Lucena, ratificou sua atuação com a Ação Intersetorial da Semas. “Estamos há 30 dias do Maior São João do Mundo, e pela nossa experiência, já temos perspectivas dos procedimentos, dentro das nossas esferas. Aqui vamos definir as atribuições dos órgãos e fluxos de trabalho de cada atendimento. Na frente judiciária, nos comprometemos a articular todas ações necessárias para facilitar soluções em cooperação, não resolvemos tudo sozinhos, mas estaremos buscando soluções no que for necessário”, afirmou.
O Secretário Municipal de Assistência Social, Fábio Thoma, comentou sobre a relevância do planejamento prévio. “Esse momento aqui é de extrema importância pelo acolhimento que efetuamos para crianças em situação de vulnerabilidade, durante a festa. O objetivo desse encontro é alinhar em conjunto todas as adequações necessárias ao novo layout da festa’, continuou.
Na ocasião, o coordenador Jurídico da Semas, Paulineto Sarmento, relatou algumas experiências anteriores dos abordadores para justificar a localização adequada ao ponto de apoio. Em resposta ao pedido, a representante da Empresa Arte Produções, organizadora d’O Maior São João do Mundo, Lorena Martins, confirmou o recebimento das solicitações que serão levadas em consideração por toda a equipe envolvida.
“Em virtude de algumas modificações no Parque do Povo, vamos fazer as adequações necessárias para o acolhimento das crianças e adolescentes, conforme papel de cada instituição envolvida. Assim, conseguimos decidir o quantitativo de colaboradores em ação e locais de apoio. É por isso que é importante a cooperação de todos aqui presentes”, concluiu o titular da Semas.
Outro fator positivo, durante a reunião, foi a solicitação das equipes de Segurança do Estado para que as equipes da Semas atuassem com plantões na base, para acompanhar possíveis casos de violações que chegassem ao local.
Presenças
Estiveram presentes na reunião, o Procurador do Município, Aécio Melo; o presidente do Conselho de Direito e Defesa da Criança e do Adolescente (CMDDCA), Claidson Silveira; Renata Andrade, diretora de Vigilância Socioassistencial; além da coordenadora do programa Criança Feliz, Meruska Aguiar, da Semas.
Presentes também, a diretora de Operações da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SEDE), Lídia Araújo, além do superintendente da Policia Civil, Comandante Paulo Wenio; e o Major Yassak Rubin Garcia, representando o 2º Batalhão de Polícia Militar/CG.
Codecom