A Prefeitura de Campina Grande promoveu na manhã desta quarta-feira, 27, uma capacitação para 60 colaboradores ligados à Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), que trabalharão na 11ª edição da Ação Intersetorial 2026, que acontecerá no Parque do Povo e no distrito de Galante durante O Maior São João do Mundo.
O objetivo da da Ação Intersetorial é combater o abuso, a exploração sexual e vários outros tipos de violações contra crianças e adolescentes nas festividades.
Durante a capacitação, realizada no auditório da Vila do Artesão, foram abordados temas relevantes para o bom andamento dos trabalhos. Entre esses pontos estão a correta abordagem desse público, que consiste na conversa e escuta qualificada, com foco sempre na proteção, além de situações que envolvam exploração sexual, casos prováveis de abandono ou de crianças desacompanhadas. Foi ressaltado que, em todos os casos, são situações que precisam ser minuciosamente identificadas pelas equipes.
Destacou-se ainda a importância em acionar as autoridades em quaisquer situações que ofereçam riscos à integridade física ou psicológica desse público, além do correto encaminhamento, o mais rápido possível, para essas autoridades.
Foram apresentadas orientações sobre como identificar e abordar crianças e adolescentes com autismo. Atuando como abordadora desde a primeira edição da Ação Intersetorial, a psicóloga Vandilma Oliveira, citou como exemplo uma situação de abordagem, onde o papel de abordador não foi respeitado.
“É importante que todos os atores envolvidos na ação entendam, de fato, que o nosso papel é, antes de tudo, proteger crianças e adolescentes, mas dentro dos nossos limites. No ano passado nos deparamos com uma situação de violência física contra uma adolescente e, por falta de conhecimento de uma autoridade de segurança, tivemos que acompanhar essa adolescebte à delegacia até às 3h da madrugada. Na ocasião, abrimos essa exceção, porque os pais ou responsáveis não foram localizados a tempo. Em seguida, o caso foi devidamente repassado ao Conselho Tutelar”, disse apsicóloga Vandilma Oliveira.
Para o presidente do Conselho de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDDCA), e chefe de gabinete da Semas, Paulineto Sarmento, a capacitação é necessária, considerando sobretudo que as políticas públicas que envolvem crianças e adolescentes são muito dinâmicas. “Temos, por exemplo, a nova Lei do Eca Digital, que nos traz alertas de violações sobre esse público, em especial no uso das mídias e que se intensifica ainda mais nesse período de festa. Precisamos estar atentos”, ressaltou.
“Este ano, por exemplo, teremos um número menor de abordadores, serão 60. Mas são colaboradores extremamente preparados e cientes do seu papel nesse trabalho, com abordagem qualificada e a expertise de edições anteriores no Parque do Povo e no distrito de Galante. Tivemos essa primeira capacitação e outras três serão realizadas, com visitas das equipes no Parque do Povo durante o dia, com as Forças de Segurança e avaliação da primeira quinzena da ação”, destacou Sarmento.
Portaria da Vara da Infância e Juventude
A ação também tratou sobre a publicação da Portaria da Vara da Infância e Juventude, na primeira quinzena do mês, que neste ano apresenta mudanças nos horários de permanência do público infanto-juvenil no Parque do Povo. Bebês de 0 a 1 ano (até 22h); crianças de 1 a 5 anos (até 23h); de 5 a 12 anos (até meia-noite); de 12 a 16 (podem permanecer na festa, desde que acompanhados de um responsável). Dos 16 aos 18 anos incompletos não podem fazer uso de substâncias lícitas e ilícitas, como álcool e drogas.
Vacinação
No início da capacitação, os abordadores receberam vacinas contra tétano e gripe (Influenza).
Codecom







