Nesta quarta-feira, 29, dia da abertura oficial d’O Maior São João do Mundo, as equipes de abordadores, no total de 100 colaboradores, que irão atuar na 9ª Ação Intersetorial no Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, durante a festa, participaram de uma última capacitação sobre a metodologia de abordagens que deverão ser utilizadas durante os trabalhos. A reunião ocorreu no auditório do Sine Municipal, com o objetivo de deixar tudo pronto para o início dos trabalhos no Parque do Povo, e Distritos de Galante, São José da Mata e Catolé de Boa Vista.
Na oportunidade, as equipes receberam instruções sobre critérios técnicos e metodologia para abordagens de crianças, adolescentes, e ainda rádios de comunicação, como forma de facilitar os trabalhos. Também foram feitas considerações em relação à festa no distrito de Galante, que este ano está com uma estrutura mais ampla, rotas de fuga, barreiras físicas, entre outros detalhes.
O coordenador geral da Ação este ano, pela Semas, Paulineto Sarmento, destacou a prontidão das equipes para o trabalho nesse início do São João. “Estamos realizando mais uma capacitação, percebemos que evoluímos muito ao longo desses nove anos de ações. Nosso objetivo, é instrumentalizar de forma pedagógica toda a equipe com a documentação necessária para registros de ocorrências. Os dados captados nesse período nos auxiliam nos encaminhamentos adequados e na construção de diagnósticos e de políticas públicas para este público”, afirmou.
De acordo Jussara Melo, coordenadora do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), e instrutora da atividade, a cada ano a festa amplia e adquire outras formas, e nós precisamos nos adaptar às diferentes configurações de espaços e tipos de violações. “Esse momento é fundamental, para analisarmos todo o trabalho feito nos anos anteriores, assim podemos assumir outros protocolos de abordagens fundamentais para o sucesso da Ação Intersetorial, este ano”, ressaltou a coordenadora.
A ação é administrada pelo Comitê Gestor, encabeçado pela Secretaria de Assistência Social (Semas) em conjunto com as Secretarias de Educação (Seduc), Saúde(SMS), Cultura (Secult), e de Esporte Juventude e Lazer (Sejel). O trabalho recebe também o apoio do Conselho Municipal de Defesa e Direito da Criança e do Adolescente (CMDDCA); Ministério Público do Trabalho (MPT); e da Vara da Infância e Juventude.
O Secretário da Semas, Fábio Thoma, falou sobre a importância do engajamento entre os setores para a construção dessas políticas públicas. ” Estamos aqui na última capacitação dos abordados para deixar toda a equipe preparada para o trabalho que será realizado durante todo o período junino, e esperamos que ocorra, da forma mais tranquila possível”, disse o secretário.
Vacinação
Na ocasião, uma equipe de vacinação da Secretaria de Saúde esteve no local, para vacinar os abordadores, que estarão expostos aos vírus Influenza e Covid, considerando o grande público presente nos festejos juninos, no Parque do Povo e nos Distritos.
Codecom