A Prefeitura de Campina Grande, por meio de uma ação intersetorial entre as Secretarias Municipais de Cultura, Educação e de Assistência Social, promoveu uma iniciativa de inclusão cultural com os alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Na ação, que fez parte da programação do Muído – Festival de Cinema de Campina Grande, os estudantes participaram da sessão especial de abertura do evento, no Teatro Municipal Severino Cabral.
Foto: @vanessapessoafotografia
Parte dos alunos envolvidos na ação são imigrantes venezuelanos, muitos deles pertencentes a povos indígenas ou com forte ligação ancestral com essas etnias. A experiência foi marcada por momentos de forte identificação, especialmente durante a exibição de curtas que retratam a diversidade e a resistência dos povos originários.
A professora Ádria Viana Maciel, que acompanha os estudantes da Escola Municipal Mara da Costa Barros, destacou a importância da iniciativa.
“Estivemos ensinando os alunos lá na Escola Mara da Costa Barros, onde levamos esse projeto com muito carinho. Acreditamos nessa união entre Cultura e Educação, que caminham juntas. Por isso, podem contar conosco nessa caminhada. Os alunos, muitos deles pertencentes a povos indígenas ou com essa ancestralidade, como é o caso de algumas famílias venezuelanas, se identificaram profundamente ao assistirem ao curta que retrata diferentes etnias indígenas. Foi um momento muito especial, pois eles se reconheceram ali. Aquilo fez sentido para eles, deu origem e pertencimento”, destacou.
A professora Ádria Maciel reforçou ainda a importância da ação entre as pastas no trabalho pedagógico e cultural.
“Campina Grande vem desenvolvendo um trabalho pedagógico que ultrapassa os limites da sala de aula, em parceria com a Secult, por meio da cultura, do teatro e de diversas linguagens artísticas. Inclusive, tivemos uma apresentação na escola e também uma exibição dos filmes por lá”, disse a professora.
Para o secretário de Cultura de Campina Grande, André Gomes, ações como essa reafirmam o papel transformador da arte na vida das pessoas.
“Agora, esses alunos tiveram uma nova experiência. Ao invés de assistirem ao filme na escola, vieram até o teatro. E isso fez toda a diferença. É nesse encontro com a arte, com o espaço cultural, que ampliamos horizontes, despertamos pertencimento e criamos novas possibilidades de aprendizado. A cultura, quando aliada com a educação e a assistência social, transforma realidades. Esse é o compromisso da gestão, de levar cultura para onde ela é mais necessária e, muitas vezes, onde ela ainda não havia chegado”, ressaltou o secretário.
Além da visita ao festival, a professora Ádria fez um convite especial para o próximo momento cultural envolvendo os estudantes da EJA. “Já no dia 12 de agosto, teremos mais um momento especial com eles. Será a Noite dos Talentos, onde trabalharemos a temática Diversidade Cultural: Vozes e Saberes. Desde já, todos estão convidados a participar”, falou.
A iniciativa reforça o compromisso da gestão municipal com políticas públicas que promovem acesso à cultura, inclusão social e valorização da diversidade cultural no ambiente escolar.
Codecom