O Setor de Achados e Perdidos da Prefeitura de Campina Grande, que durante os festejos d’O Maior São João do Mundo instala uma unidade na réplica dos Correios e Telégrafos, no Parque do Povo, já registrou 128 atendimentos até o momento. No local, que é coordenado pela Secretaria de Assistência Social (Semas), duas equipes, com dois colaboradores, trabalham em escala de revezamento e atuam da terça-feira ao domingo, no horário das 18h até meia-noite.
O setor realiza entre dez e quinze atendimentos por noite. Entre os itens perdidos e entregues no setor, até o momento, estão documentos pessoais (CNH, RG), cartões de crédito e objetos como controle de portão e chaves de quartos de hotel. Conforme os responsáveis pelo setor, o horário de maior fluxo de pessoas é sempre a partir das 21h, período em que há um número maior de pessoas no Parque do Povo.
O estudante, Caio Talisson, que veio de Fortaleza, para curtir o São João de Campina Grande, perdeu a carteira com vários documentos, incluindo a CNH, no último domingo. Felizmente a carteira foi encontrada e entregue, por terceiros, no Setor de Achados e Perdidos. Como havia um contato telefônico, entre os documentos, o estudante recebeu a ligação da equipe do Setor de Achados e Perdidos. Ele foi ao local e fez a retirada dos seus pertences.
“Muito importante saber que aqui nós podemos contar com o trabalho do Achados e Perdidos. Agora estou aliviado, pois sabemos o quanto é burocrático para tirar uma nova CNH. Agora, finalmente, vou aproveitar o São João de forma mais tranquila e, claro, com mais cuidado para isso não se repetir”, disse o rapaz.
Os responsáveis pelo setor informam que, ao encontrar pertences em qualquer local no Parque do Povo ou do Parque Evaldo Cruz (Açude Novo), a pessoa pode se dirigir ao Setor de Achados e Perdidos, que funciona na réplica dos Correios e Telégrafos, no próprio Parque do Povo. E, para quem encontrar documentos e objetos perdidos em outros pontos da cidade, é só se dirigir ao mesmo serviço que funciona no Terminal de Integração de Passageiros, no horário das 7h às 17h.
De acordo com Samara Barbosa, auxiliar administrativo e uma das responsáveis pelo serviço, boa parte do material que é perdido no Parque do Povo é entregue por terceiros e também por policiais civis, militares, garis ou mesmo comerciantes.
“Essa parceria é importante com os demais setores pois, uma vez que o documento ou outros pertences chegam até o nosso serviço, fazemos imediatamente contato com o proprietário ou, se não houver nenhum contato, tentamos manter de outras formas”, ressaltou Samara.
Cópias dos documentos e localização
Equipes do Setor ressaltam ainda que, ao invés dos documentos originais, os forrozeiros levem cópias dos documentos ou guardem os demais objetos de forma segura, como dentro de bolsas de pessoas que estiverem na companhia. Importante também estar ciente da localização do serviço no Parque do Povo, que fica logo na descida da primeira escadaria, localizada ao lado do Centro Cultural (próximo aos banheiros).
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