O diretor administrativo financeiro da Agência Municipal de Desenvolvimento (Amde), José Luís de Souza, participou na tarde dessa terça-feira, 26, na Câmara de Vereadores de Campina Grande, da audiência pública da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO). Na ocasião, ele apresentou um relato das ações realizadas no ano passado, das já implementadas neste ano e fez ainda uma prospecção da Pasta para 2023.

Entre essas ações, José Luís destacou o acordo de cooperação com o Banco do Nordeste do Brasil (BNB), assinado pelo prefeito Bruno Cunha Lima, que concede novas linhas de crédito aos empreendedores de Campina Grande.

O acordo, firmado entre a Prefeitura de Campina Grande e o BNB, por meio da Amde, vai garantir crédito, em curto prazo, para microempreendedores locais, com a possibilidade de fomentar a economia da cidade através de setores específicos, com acesso a taxas de juros diferenciadas e crédito facilitado de até R$ 21.000,00.
Na sua apresentação, o diretor administrativo financeiro da Amde destacou as melhorias, em andamento, de todos os equipamentos geridos pela Amde. Entre esses estão as Arccas Titão e Catedral, o Fabricão, Shopping Lindaci Medeiros e a Vila do Artesão. Há também a reabertura dos Telecentros, ainda neste ano, com melhorias para 2023.
Segundo José Luís, outra perspectiva é para que, em breve, devido à grande demanda, a Sala do Empreendedor ganhe ares de Casa do Empreendedor. Ele explicou, que a oferta de cursos profissionalizantes, bem como as orientações para MEI’s de Campina Grande, estão crescendo a cada dia e, portanto, existe a necessidade de ampliação do órgão.
Para o diretor, essa iniciativa visa atender cada vez melhor os microempreendedores locais, uma vez que eles poderão encontrar orientações adequadas para a formalização dos seus negócios, além de cursos profissionalizantes que podem ajuda-los a gerir melhor seus empreendimentos.
Por fim, José Luís destacou a importância das Parcerias Público Privadas (PPP), as quais a Prefeitura de Campina Grande vai consolidar a partir do segundo semestre deste ano. “Estamos, juntamente ao prefeito Bruno, viabilizando as PPP’s com o intuito de oferecer o que há de melhor em serviços para a população campinense. E é nesse sentido que temos trabalhado para o desenvolvimento econômico da nossa cidade”, pontuou.
Codecom