Nas últimas semanas, pelos cálculos do setor competente da Seagri, foram executadas mais de 600 horas de trator no preparo da terra de agricultores das localidades rurais como Fazenda Velha, Massapê, Porteira da Pedra, Açude de Dentro, Monte Alegre, Lucas, Estreito e Boi Velho. Nessas áreas foram contemplados cerca de 330 pequenos produtores. O trabalho será sequenciado na zona rural do Distrito de São José da Mata e na comunidade de Santana, no Distrito de Galante Galante.Recentemente a Prefeitura municipal de Campina Grande adquiriu um novo trator de pneus que, somado a outros dois que já vinham em operação, foi possível dar mais agilidade ao processo de corte de terra na zona rural do município.
O secretário municipal da Agricultura, Renato Benevides Gadelha, informou no início desta semana que já manteve entendimento com o prefeito Romero Rodrigues no sentido de adquirir um outro trator. Garantiu que o chefe do executivo municipal já está tratando do assunto junto ao setor financeiro e, caso seja viável, a Seagri será contemplada com mais uma máquina pesada para melhor atender aos agricultores do município.
Na semana passada, o secretário Renato Gadelha participou de uma videoconferência com os membros do Conselho Municipal do Desenvolvimento Rural e Sustentável de Campina Grande, oportunidade em que tranquilizou os agricultores de que a Prefeitura continua imbuída no propósito de fazer o que há de melhor pelo homem do campo.
Ao lembrar a tese segundo a qual “se você faz sempre a mesma coisa, não está fazendo nada”, o secretário Renato Gadelha sublinhou que ele e sua equipe da Pasta da Agricultura, com o apoio do prefeito Romero Rodrigues, têm a preocupação contínua de estar sempre inovando, por entenderem que este é o melhor caminho para mudar a história do campo, em Campina Grande e no Nordeste, como um todo.
Ainda com relação aos dois tratores da Seagri que estão sendo utilizados pela Força Tarefa no combate ao novo coronavirus, esta cessão partiu da sugestão dada ao prefeito Romero Rodrigues pelo próprio secretário Renato Gadelha, que, inclusive, conseguiu por empréstimo os atomizadores que estão sendo utilizados no trabalho de desinfetação das ruas da cidade.
Ações como esta, aliadas à melhoria de condições para que o homem do campo produza alimentos são, efetivamente, valiosas contribuições da Secretaria da Agricultura no enfrentamento do Covid-19 em Campina Grande.