A Secretaria de Agricultura (Seagri) de Campina Grande, obedecendo as regras de segurança contra o Covid-19, principalmente no que se refere ao distanciamento social, já executou ao longo dos últimos dois meses mais de 1.300 horas de máquina na preparação do solo para o plantio de culturas agrícolas em praticamente toda a zona rural do município.
Como resultado destas ações, estimuladas pelas chuvas que atualmente predominam na quase totalidade do município de Campina Grande, muitos agricultores, inclusive, já começaram a colher o que plantaram, abrindo margem para a perspectiva de uma safra satisfatória neste ano de 2020.
De acordo com o último levantamento feito pelos técnicos da Seagri, 19 comunidades da zona rural do município já foram contempladas com cortes de terra efetuados por homens e máquinas da Prefeitura de Campina Grande, beneficiando um total de 648 famílias de pequenos e médios agricultores.
Ja foram alcançadas por esta benfeitoria da Secretaria de Agricultora as seguintes comunidades, com seus respectivos números de habitantes: Fazenda Velha (52), Massapê (74), Porteira de Pedra (46), Açude de Dentro (70), Boi Velho (21), Estreito (51), Lucas (47), Vera Cruz (01), Sítio Tambor (23), Sítio Casrtelo (11), Sítio Santana (18), Açude Branco (04), Sítio Jorge de Baixo (23), Sítio Bela Vista (13), Sítio Lagoa do Surrão (14), Logradouro (41), Assentamento Monte Alegre (67), Assentamento Santa Cruz (30). Diversos (42).
As lavouras predominantemente cultivadas pelos agricultores de Campina Grande são o feijão, milho, fava, jerimum, melancia e, em alguns casos, verduras variadas. Também existem plantações de algodão e de sorgo, este destinado à alimentação animal.
Para o secretário de Agricultura de Campina Grande, médico Renato Benevides Gadelha, em que pesem os percalços causados pela ocorrência do novo coronavirus, as ações da sua Pasta sempre procura corresponder às expectativas do homem do campo,”razão pela qual de estarmos confiantes em uma boa safra agrícola neste 2020″, assinalou. Ele lembrou que todo o trabalho realizado pela Seagri conta com o irrestrito apoio do prefeito Romero Rodrigues.
Por fim, o titular da Seagri deu a garantia de que todos os agricultores campinenses serão, no período pós-safra, serão contemplados a mecanização para o trabalho de silagem, a exemplo do que aconteceu no ano de 2019.
Fonte: Codecom