Na manhã desta quinta-feira, 17, o Cadastro Único da Prefeitura de Campina Grande, ligado à Secretaria de Assistência Social (Semas), deu início ao funcionamento da plataforma AgendaCad, criada recentemente, para ampliar o agendamento dos milhares de usuários do serviço, no Município. A informação foi repassada aos usuários presentes no CadÚnico, pela coordenadora, Tatiana Lima, acompanhada do gerente de Tecnologia (TI), Écio Júnior, e demais servidores que operam o sistema. A princípio a plataforma só estaria liberada a partir da primeira quinzena de agosto, mas precisou ser antecipado, em virtude da grande demanda de atendimentos, que passou de 250 pessoas para 470 pessoas/dia.
Na ocasião, a coordenadora deu detalhes sobre o funcionamento do AgendaCad e explicou a necessidade da antecipação, como forma de dar ainda mais agilidade aos agendamentos e evitar que muitas pessoas, que moram em localidades mais distantes, precisem se deslocar ao serviço. Ela informou ainda que 4 funcionários estão se revezando no período da manhã e tarde, para explicar o passo da nova ferramenta, utilizando a aparelho celular, para quem tiver dúvidas sobre o acesso através do link www.agcad.com.br.
A agricultora Jardilene Silva, 40 anos, mãe de dois filhos de 9 e 4 anos, mora em uma comunidade próximo ao distrito de Catolé de Boa Vista e recebe o bolsa família há 6 anos. Ela precisou fazer o recadastramento nesta quinta-feira, já que é necessário a renovação a cada dois anos, mas contou que mesmo sabendo da nova plataforma, vai continuar utilizando o call center do CadÚnico que dispõe de três linhas telefônicas. Ela conta que não tem habilidade com as novas tecnologias e prefere continuar fazendo o agendamento, por telefone.
“Eu não sei mexer em computador, apenas o básico. Por isso acho mais interessante continuar ligando mesmo para agendar, mas estou satisfeita em saber que agora temos mais opções de agendamento, só assim diminui o fluxo de pessoas utilizando a linha telefônica”, disse a mulher.
Já o aposentado Cleonilson Gomes, 74 anos, conta que apesar da idade, tem facilidade com a tecnologia, caso precise utilizar a plataforma. Ele buscou o serviço para fazer a prova de vida do INSS e parabenizou a Prefeitura, que tem buscado facilitar a vida dos usuários. “Todos estão de parabéns pela criação desta plataforma, porque é de fácil acesso e manuseio e tenho certeza que vai agilizar a vida de quem precisa de agendamento junto ao CadÚnico”, ponderou o aposentado.
“Liberamos o aceso nesta quinta e já estamos já com cerca de 200 usuários que já acessaram a plataforma. A partir disso, as equipes já estão dando continuidade aos agendamentos, já que essa boa procura nesse início do funcionamento demonstra que as pessoas estão aderindo de forma rápida ao sistema e isso é muito importante, considerando que a plataforma foi criada para dar mais agilidade a esses agendamentos e facilitar a vida dos usuários do serviço”, disse o gerente de Tecnologia da Informação (TI), do Cadastro Único e responsável pelo sistema, Écio Júnior.
Segundo a coordenadora, Tatiana Lima, o sistema trará agilidade aos trabalhos. “Esperamos atender ainda melhor a população, essa é a nossa meta. Tanto que disponibilizamos funcionários para dar um suporte rápido para quem está acessando a plataforma pela primeira vez, utilizando aparelho de tablet e celular, e já viabilizando o agendamento. A meta é mesmo facilitar o dia a dia dos nossos usuários e evitar que precisem vir de longas distâncias, para fazer o agendamento, já que pode ser feito através de nossas linhas telefônicas e agora do AgendaCad”, ressaltou a coordenadora.
Serviço
O passo a passo para acessar o sistema www.agcad.com.br, assim como o link e QrCode, estão disponíveis nas páginas da @semascg, @cadunico.pmcg.
Codecom