A Prefeitura de Campina Grande, através do Corpo de Instrutores de Pilotagem da STTP, está desenvolvendo o projeto “Piloto Legal”, que consiste em um Curso de Pilotagem de Motocicletas Nível I, e que tem como público alvo qualquer interessado que possua CNH categoria “A”, dentro da validade, e que tenha motocicleta e capacete. Nesta terça-feira, 22, cerca de trinta soldados do Exército Brasileiro, lotados no 31º BIMtz, participaram do encerramento de mais uma capacitação, desenvolvida por uma equipe de Agentes Motorizados da STTP e iniciado na última segunda-feira, 21.
Para este tipo de evento, os agentes estão utilizando motocicletas com 300 cilindradas, que possibilitam aos soldados motociclistas a vivenciarem as mais variadas situações do trânsito e se condicionarem a reagir de forma segura. A utilização do aprendizado, nesse curso, vai desde o primeiro contato com a moto até a assimilação dos exercícios e avaliação de comportamento pós-treinamento, buscando aprimorar as técnicas de pilotagem e desenvolvendo habilidades na condução segura da motocicleta, para poder enfrentar, com mais segurança e desenvoltura, situações encontradas no trânsito.
Dentro desse contexto, está o Agente de Segurança Viária, atuando não somente na fiscalização, mas também na capacitação dos motociclistas que, muitas vezes, tem instruções precárias de pilotagem. De acordo com o agente de trânsito e instrutor Jefferson Farias, a capacitação foi realizada em duas etapas, sendo pela manhã com curso teórico e, à tarde, com aulas práticas, no próprio pátio do quartel. “Esse curso é uma renovação da parceria entre as duas instituições e objetiva capacitar e conscientizar a todos os participantes para um trânsito mais seguro”, disse.
O curso não tem custo para os participantes, que recebem aulas teóricas e práticas objetivando melhorar e ampliar os conhecimentos em relação a motocicletas. Os principais assuntos abordados durante a capacitação são: Inspeção preventiva; Equipamentos de proteção; Legislação de trânsito; Postura de pilotagem; Pilotagem com passageiro; Técnicas de frenagem; e Postura em Curvas. As aulas teóricas abrangem temas que tornam a pilotagem mais segura e defensiva, além dos principais pontos da legislação de trânsito relativos a motocicletas. A aula prática foca em ensinamentos de técnicas que visam a corrigir vícios e posturas que interferem, negativamente, na pilotagem e causados por imperícia.
Com o projeto “Piloto Legal”, os agentes da STTP já formaram mais de 400 motociclistas de órgãos públicos, prefeituras , motoclubes, e empresas particulares, a exemplo de turmas de alunos da Alpargatas e de soldados do 31º BIMtz. Ao final de cada curso, é solicitado ao aluno o preenchimento de uma Ficha de Avaliação, na qual são avaliados os treinamentos e os instrutores e cada requisito poderá ser valorado em “Ótimo”, “Bom”, “Regular” e “Fraco”. Para informações adicionais sobre a realização do projeto, ou quem tiver interesse em agendar para participar , a STTP disponibiliza o telefone de atendimento à população (83) 3341-1517 e o site www.sttp.campinagrande.pb.gov.br.
Fonte: Codecom