Autor: Notícias PMCG

Agentes da STTP capacitam soldados do 31º BIMtz

A Prefeitura de Campina Grande, através do Corpo de Instrutores de Pilotagem da STTP, está desenvolvendo o projeto “Piloto Legal”, que consiste em um Curso de Pilotagem de Motocicletas Nível I, e que tem como público alvo qualquer interessado que possua CNH categoria “A”, dentro da validade, e que tenha motocicleta e capacete. Nesta terça-feira, 22, […]

23/12/2020 21h05 Atualizado há 2 anos

A Prefeitura de Campina Grande, através do Corpo de Instrutores de Pilotagem da STTP, está desenvolvendo o projeto “Piloto Legal”, que consiste em um Curso de Pilotagem de Motocicletas Nível I, e que tem como público alvo qualquer interessado que possua CNH categoria “A”, dentro da validade, e que tenha motocicleta e capacete. Nesta terça-feira, 22, cerca de trinta soldados do Exército Brasileiro, lotados no 31º BIMtz, participaram do encerramento de mais uma capacitação, desenvolvida por uma equipe de Agentes Motorizados da STTP e iniciado na última segunda-feira, 21.

Para este tipo de evento, os agentes estão utilizando motocicletas com 300 cilindradas, que possibilitam aos soldados motociclistas a vivenciarem as mais variadas situações do trânsito e se condicionarem a reagir de forma segura. A utilização do aprendizado, nesse curso, vai desde o primeiro contato com a moto até a assimilação dos exercícios e avaliação de comportamento pós-treinamento, buscando aprimorar as técnicas de pilotagem e desenvolvendo habilidades na condução segura da motocicleta, para poder enfrentar, com mais segurança e desenvoltura, situações encontradas no trânsito.

Dentro desse contexto, está o Agente de Segurança Viária, atuando não somente na fiscalização, mas também na capacitação dos motociclistas que, muitas vezes, tem instruções precárias de pilotagem. De acordo com o agente de trânsito e instrutor Jefferson Farias, a capacitação foi realizada em duas etapas, sendo pela manhã com curso teórico e, à tarde, com aulas práticas, no próprio pátio do quartel. “Esse curso é uma renovação da parceria entre as duas instituições e objetiva capacitar e conscientizar a todos os participantes para um trânsito mais seguro”, disse.

O curso não tem custo para os participantes, que recebem aulas teóricas e práticas objetivando melhorar e ampliar os conhecimentos em relação a motocicletas. Os principais assuntos abordados durante a capacitação são: Inspeção preventiva; Equipamentos de proteção; Legislação de trânsito; Postura de pilotagem; Pilotagem com passageiro; Técnicas de frenagem; e Postura em Curvas. As aulas teóricas abrangem temas que tornam a pilotagem mais segura e defensiva, além dos principais pontos da legislação de trânsito relativos a motocicletas. A aula prática foca em ensinamentos de técnicas que visam a corrigir vícios e posturas que interferem, negativamente, na pilotagem e causados por imperícia.

Com o projeto “Piloto Legal”, os agentes da STTP já formaram mais de 400 motociclistas de órgãos públicos, prefeituras , motoclubes, e empresas particulares, a exemplo de turmas de alunos da Alpargatas e de soldados do 31º BIMtz.  Ao final de cada curso, é solicitado ao aluno o preenchimento de uma Ficha de Avaliação, na qual são avaliados os treinamentos e os instrutores e cada requisito poderá ser valorado em “Ótimo”, “Bom”, “Regular” e “Fraco”. Para informações adicionais sobre a realização do projeto, ou quem tiver interesse em agendar para participar , a STTP disponibiliza o telefone de atendimento à população (83) 3341-1517 e o site www.sttp.campinagrande.pb.gov.br.

Fonte: Codecom


Ao continuar navegando no nosso portal, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Para ter mais informações, acesse nossa página de Política de Privacidade

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support