Além de substituir o papel a nova ferramenta dará agilidade ao serviço
A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Campina Grande, através da Vigilância Ambiental, promoveu nesta sexta-feira, 11, o primeiro treinamento dos Agentes de Combate às Endemias para o uso do novo aplicativo, que vai substituir os boletins que eram produzidos diariamente em papel. O aplicativo vai facilitar o controle das endemias, criando um banco de dados com as informações que os agentes já coletam no trabalho diário.

O banco de dados pode ser explorado e associado com outras informações, para expandir a vigilância na cidade, prevenindo um surto epidêmico, por exemplo. O uso da tecnologia vai facilitar o trabalho dos agentes e dar mais agilidade aos boletins e dados.

“O aplicativo vai acompanhar toda a ação de campo dos nossos agentes ambientais em tempo real, do trabalho desenvolvido por eles nas residências, nos prédios comerciais, aposentando de uma vez por todas a necessidade da utilização de formulários. Isso tornará o trabalho mais transparente e inovador. Esse aplicativo trará agilidade e economia para os cofres públicos’, disse o gerente de Vigilância Ambiental, Hércules Lafite.

Os agentes do bairro das Malvinas passaram pelo treinamento e começarão a cadastrar os dados durante o trabalho nas ruas da cidade, em fase de testes para possíveis adaptações. O aplicativo foi desenvolvido em parceria com a UFCG, UFPE e universidades de outros países.
Codecom