A Prefeitura de Campina Grande, por meio da Secretaria de Saúde, participa neste domingo, 17, da Caminhada da Amamentação, promovida pela Sociedade Paraibana de Pediatria, em parceria com a Rede Alyne. Com concentração a partir das 8h, em frente ao Museu dos Pandeiros, a iniciativa reúne profissionais de saúde, gestores, instituições de ensino superior, maternidades, mães lactantes e doadoras de leite humano.
A ação faz parte do Agosto Dourado, campanha que reforça a importância do aleitamento materno para a saúde infantil e para o desenvolvimento sustentável.
Segundo a coordenadora da Rede Alyne no município, Laudeci Brito Batista, amamentar é um ato que, além de proteger a saúde do bebê e fortalecer o vínculo mãe-filho, “não gera resíduos sólidos, embalagens, nem emissão de gases poluentes, como ocorre com a indústria de fórmulas lácteas; e ainda contribui para a economia familiar”.
O evento pretende sensibilizar a população para garantir a “Hora de Ouro” — o início da amamentação logo após o nascimento —, manter o aleitamento exclusivo até os seis meses de vida e incentivar a doação de leite humano para recém-nascidos prematuros internados nas UTIs neonatais do município. Este ano, a temática é “Priorizemos a Amamentação e crie Sistemas de Apoio Sustentáveis”.
A participação é aberta à toda a sociedade civil organizada e busca fortalecer uma rede de apoio permanente para mães e bebês, envolvendo atenção primária à saúde, acompanhamento familiar e responsabilidade social.
Codecom