A Prefeitura de Campina Grande, por intermédio da Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres, em alusão ao Agosto Lilás, disponibiliza de modo virtual o Manual de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher. Essa ação faz parte das celebrações do Movimento Agosto Lilás, que tem como objetivo conscientizar a população sobre a violência doméstica e familiar contra a mulher, conforme as diretrizes da Lei Maria da Penha.
O manual online, que funciona como um guia, nasceu com o objetivo de divulgar informações para prevenir, combater e publicizar a violência de gênero. É um mecanismo de apoio para que as mulheres campinenses, especialmente as que sofrem violência no ambiente doméstico ou familiar, possam acessar através do link https://tr.ee/rK1hwTqVPx ou pelo instagram @coordenadoriadamulhercg
Nas páginas o internauta terá acesso a assuntos que conscientizam sobre o ciclo da violência e a dificuldade em sair dele; definições sobre a violência contra a mulher; os tipos de violência; como procurar ajuda; medida protetiva; guarda de filhos, além de todas as informações sobre estatísticas relacionadas à violência contra a mulher no Brasil.
No manual também são disponibilizadas informações sobre os órgãos que as vítimas devem procurar, em caso de agressão, e apresenta orientações, como: procurar a delegacia mais próxima; registrar um boletim de ocorrência; ligar para a polícia através do 190 ou disque 180; procurar juizados de violência doméstica ou Varas Criminal.
A cartilha também apresenta informações importantes sobre como procurar ajuda em Campina Grande em casos de urgência; para obter auxílio imediato com apoio psicológico e jurídico através do endereço na rua João Alves de Lira, no bairro da Prata, ou ligar para o número (83) 3330-0925, que também é whatsaap.
Para a advogada Talita Lucena, responsável pela Coordenadoria da Mulher, nesse mês em que são celebrados os 19 anos da lei Maria da Penha, a revista online representa um mecanismo importante de conscientização. “É um guia que mostra tudo o que as pessoas precisam saber sobre a violência contra a mulher e os mecanismos de defesa, especialmente se ela for vítima de violência doméstica. A informação é uma importante aliada na prevenção e combate à violência de gênero”, afirmou
O que é o Agosto Lilás
A campanha de Agosto Lilás foi criada em 9 de setembro de 2022, através da lei 14.448, que oficializou o Agosto Lilás como o mês de proteção à mulher. A escolha de agosto foi em referência à Lei Maria da Penha, sancionada em agosto de 2006.
A campanha tem como principais objetivos: promover discussões públicas sobre a violência contra a mulher, divulgar canais de denúncia e medidas de proteção para as mulheres, sensibilizar a população sobre a violência e cobrar autoridades para que instalem políticas públicas eficazes de proteção.
A lei Maria da Penha, referência ao Agosto Lilás, por ser considerada uma das mais eficientes no mundo no sentido de proteção às mulheres vítimas de violência. A lei oferece um caminho para denúncia, proteção e busca mudar a cultura de violência.
Para ter acesso à Cartilha é só acessar o seguinte link https://tr.ee/rK1hwTqVPx
Codecom