Autor: Notícias PMCG

Agricultura realiza exames para verificar aproveitamento de inseminação animal

O programa de inseminação artificial bovino, iniciado em janeiro passado pela Prefeitura de Campina Grande, por intermédio da Secretaria da Agricultura (Seagri), começa a apresentar resultados positivos na medida em que exames de ultrassonografia realizados pelos veterinários e técnicos da Pasta atestam que expressiva parte dos animais que passaram pelo procedimento conseguiu segurar a prenhez. […]

30/03/2020 18h01 Atualizado há 3 anos

O programa de inseminação artificial bovino, iniciado em janeiro passado pela Prefeitura de Campina Grande, por intermédio da Secretaria da Agricultura (Seagri), começa a apresentar resultados positivos na medida em que exames de ultrassonografia realizados pelos veterinários e técnicos da Pasta atestam que expressiva parte dos animais que passaram pelo procedimento conseguiu segurar a prenhez.

A realização dos exames de ultrassonografia, sob a responsabilidade do médico veterinário Pedro Vitorino, teve início na semana passada e de lá até agora ficou constatado que quase 40 por cento das 63 vacas e novilhas apresentaram resultado positivo. Durante os meses de janeiro e fevereiro deste ano cerca de 150 animais fêmeas passaram pela inseminação. A expectativa é a de que, até ao final dos exames de ultrassonografia, o aproveitamento seja de 50 por cento.imagem

O exame para diagnosticar a gestação vem ocorrendo de forma gradativa, vez que o procedimento só pode ser feito a partir de 35 dias após o animal receber a inseminação.

Este trabalho de inseminação, que ganhou força em 2020, a partir do esforço do secretário municipal da Agricultura, Renato Benevides Gadelha, com o apoio do prefeito Romero Rodrigues, alcançou toda a zona rural de Campina Grande, cobrindo praticamente todo o plantel de animais fêmeas, beneficiando cerca de 50 pequenos produtores rurais deste município.imagemCom esta iniciativa, a gestão do prefeito Romero Rodrigues objetiva se aproximar do aperfeiçoamento genético, melhorar a qualidade do rebanho e aumentar a produção do leite no município, o que significa mais renda e mais qualidade de vida para os atores da zona rural de Campina Grande.

Depois de 60 dias, o exame é repetido, desta vez para identificar o sexo do feto, informação esta que será repassada ao produtor rural, para que ele tenha a expectativa da quantidade de machos e fêmeas que irão nascer. Estas informações facilitam na reposição das matrizes que venham a ser eventualmente descartadas.

Ao comemorar o sucesso do programa de inseminação em bovinos, o secretário Renato Gadelha assinalou, ainda no início do processo, que na medida em que os produtores rurais campinenses acreditam no projeto, “nós vamos avançando e multiplicando esses rebanhos e, consequentemente, a produção leiteira”.

Gadelha sublinhou também assinalou que os animais provenientes deste processo nascem num só tempo, proporcionando aos criadores uma produção harmônica e continuada do leite, indo até o próximo ato de inseminação dos animais.

Do ponto de vista econômico, a inseminação representa outra significativa vantagem, que é a dispensa de adquisição de touros pelos produtores. Um animal desses, do tipo holandês, não fica por menos de R$ 8 mil, correndo o risco de perdê-lo por cobra, quebra de pata ou outro acidente, sendo obrigado a sacrificá-lo.

O sêmen adquirido pela Secretaria da Agricultura é proveniente de Uberaba (MG), tem certificado de alta linhagem e é, preferencialmente, das raças Girolando e Holandesa.

A Prefeitura municipal planeja, para as próximas compras, optar pela sexagem do sêmen, preconizando que a opção dos produtores rurais campinenses será pelo nascimento de animais fêmeas, vez que a produção leiteira é predominante neste município.

Só podem passar pelo processo de inseminação as vacas ou novilhas a partir de um ano de idade e igual ou acima de 300 quilos, como estabelece o protocolo que trata deste procedimento de reprodução animal.

Fonte: Codecom

Ao continuar navegando no nosso portal, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Para ter mais informações, acesse nossa página de Política de Privacidade

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support