A Prefeitura de Campina Grande, por meio da Secretaria de Educação (Seduc), em face de uma parceria com o Cáritas Regional Nordeste 2, organismo da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e a Coca-Cola Brasil , realizou a entrega da primeira cisterna instalada na Escola Municipal Inácio Luís de Lima, no distrito de São José da Mata. A ação faz parte do programa ‘Águas para Educar’, implantado em Campina por meio de uma demanda apresentada pelo Senador Efraim Filho, e contempla outras duas escolas da Zona Rural. A iniciativa está sendo desenvolvida também como parte das ações do Programa de Educação Ambiental e Sustentabilidade (Plantar).
Além da cisterna, a escola também recebeu todo o sistema de captação de água da chuva; a estrutura para o cultivo de uma horta e um pomar; e ainda um sistema de reaproveitamento de água. Ao fazer a inauguração do sistema, o senador Efraim Filho relembrou como conheceu o projeto. “Eu conheci o programa durante um evento em Brasília e vi que é a cara da Paraíba. Aqui a gente tem uma demanda muito forte de insegurança hídrica, principalmente em escolas da zona rural, e é uma grande alegria poder colocar a Paraíba no radar dessas ações de responsabilidade social”, destacou o Senador.
Para a diretora técnico-pedagógica da Seduc, Vera Passos, o projeto também tem relação com as atividades pedagógicas no que se refere à educação ambiental. “É um grande alinhamento com o nosso Currículo Local, em que as crianças estão tendo a oportunidade de estarem estudando a importância sobre o uso da água de forma consciente. Além disso, tem alinhamento com o programa Plantar, que é um projeto que estimula as crianças a valorizar o plantio, o cuidado com o meio ambiente”, pontuou.
Por sua vez, a secretária executiva da Cáritas Brasileira Regional Nordeste 2, Neilda Pereira, falou sobre o objetivo do projeto. “Esse projeto tem como objetivo principal sensibilizar as escolas para a importância da captação de água da chuva e o reuso de água utilizada na escola. Então, é um projeto que consiste na construção das tecnologias, a cisterna e o bioágua, mas tem todo um trabalho de formação com a comunidade escolar envolvendo todos”, explicou.
Já o diretor de Relações Governamentais da Coca-Cola Brasil, Victor Bicca, destacou a relevância do projeto para a empresa e para a comunidade. “Em 2021, estabelecemos novos compromissos globais com prazo até 2030, focando em eficiência, proteção de bacias hidrográficas e acesso comunitário à água. Além disso, contribuímos para a implementação de sistemas e soluções de tratamento, distribuição e acesso sustentável à água potável em todo o país por meio do nosso principal programa, o Água + Acesso”, enfatizou Victor Bicca.
O Plantar
O Programa de Educação Ambiental e Sustentabilidade (Plantar) tem como prática educativa a disseminação de espaços verdes nas Unidades Educacionais a partir de ações como a implantação e revitalização de hortas, farmácias vivas, arborização com plantio de espécies nativas, frutíferas e ornamentais e a compostagem. O Plantar está alinhado ao Programa de Alfabetização Campina de A a Z e ao Projeto Campina Educa 365 Dias.
Codecom