Parceria entre Seduc e FLIC já distribuiu 800 livros infantis desde abril
Estudantes dos anos iniciais de escolas do campo receberam na manhã desta terça-feira, 18, doações de livros infantis. A ação, realizada pela Feira Literária de Campina Grande (FLIC) em parceria com a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Educação (Seduc), já impactou a vida de 800 crianças. A ação tem como objetivo incentivar o hábito da leitura para crianças com pouco ou nenhum acesso a livros infantis.

As entregas desta terça-feira aconteceram nas Escolas Maria do Perpétuo Socorro (71 livros) e João Francisco da Mota (72 livros). Nesta quarta-feira, 19, às 15h, a ação chega ao CEAI Dr. João Pereira de Assis, no bairro do Catolé.
De acordo com a secretária executiva de Educação, Socorro Siqueira, a ação tem sido uma oportunidade para estimular o hábito de leitura entre as famílias. “A Seduc tem orgulho de fazer parte desta parceria e poder oferecer, aos nossos estudantes, o seu livro infantil. Esperamos que, através desta ação, as famílias se apaixonem cada vez mais da leitura”, afirmou.
Para a coordenadora da FLIC, Carla Mendes, a parceria possibilitou chegar até crianças que têm dificuldade de acesso às tecnologias. “Nós acreditamos muito no poder transformador da leitura e nosso maior intuito é a formação de leitores, dando, principalmente, a oportunidade a escolas públicas. Agradecemos a comunidade campinense que acredita no trabalho que a FLIC faz e se engajou nas doações e à parceria com a Seduc, que também nos possibilitou chegar a esses alunos, principalmente aqueles com dificuldade de acesso à internet”, declarou.
O aluno Samuel, do 5º ano, foi um dos alunos a receber a doação do livro infantil. O título que ele recebeu, “As viagens de Gulliver”, vai se somar a alguns livros que ele já tem em casa. “Eu já tenho alguns livros, mas não são muitos e eu gosto muito de ler”, disse, enquanto folheava o novo título.
A professora e voluntária da FLIC, Iviana Gonçalves, ressalta que estes projetos também oferecem às crianças a oportunidade de ter um livro seu. “A gente sabe que nem todas as famílias podem investir em livros. Então, oportunizar que essas crianças tenham um livro seu, que não precisarão de um prazo para devolver esse livro, que futuramente poderão trocar por outro, e que poderão ler e reler quando quiserem, é de grande importância”.
Durante a doação de livros, realizada de forma agendada, juntamente com a entrega das atividades impressas, os voluntários solicitam o contato dos pais ou responsáveis para realizar o acompanhamento das leituras.
Outras ações da FLIC
A ação de doação de livros infantis fez parte da Semana do Livro Infantil, que aconteceu em abril, mas se estendeu até este mês. A próxima ação da FLIC será o Encontro Leitores em Rede, no próximo dia 30, às 10h, com a escritora Maria Valéria Rezende.
Codecom