Documento deve ser entregue mesmo por quem declarou Imposto de Renda
A Agência Municipal de Desenvolvimento (Amde) por meio da Sala do Empreendedor de Campina Grande lembra aos microempreendedores individuais (MEI) que o prazo para entrega da Declaração Anual se encerra nesta quinta-feira, 30. A presidente da Amde, Alana Carvalho reforça que o documento deve ser entregue mesmo por quem declarou Imposto de Renda.

A Declaração Anual tem o objetivo de acertar as contas com o Leão. Deve entregar o documento quem atuou como MEI em qualquer período de 2021. Já para quem se formalizou como microempreendedor individual em 2022 só deve preencher a declaração em 2023.
Caso os microempreendedores estejam encerrando suas atividades como MEI, também devem enviar a documentação. Neste caso, é necessário escolher a opção Declaração especial. A Sala do Empreendedor de Campina Grande está funcionando normalmente para atender e orientar, se preciso, todos os profissionais autônomos que se encaixem nesta modalidade.
A Sala do Empreendedor de Campina Grande funciona na Vila do Artesão, localizada na avenida Almeida Barreto, s/n, no bairro do São José, de segunda a sexta, no horário das 8h às 16h. A Declaração Anual do MEI também pode ser feita via Whatsapp da Sala do Empreendedor pelo número: (83) 98618-7318
Alana Carvalho, no entanto, informa que a Declaração Anual do MEI também pode ser feita de forma online, através da página do Simples Nacional. Ela esclarece que o microempreendedor deverá informar a sua receita bruta total obtida com a atividade em 2021. Caso, não tenha faturado no ano de 2021, o autônomo deve preencher o valor R$ 0,0 e concluir a declaração.
“Mesmo para esses autônomos que não faturaram em 2021, devem preencher a Declaração Anual. A importância do preenchimento e envio correto da Declaração é salutar para todo e qualquer empreendedor. Caso contrário, o MEI não conseguirá gerar os boletos do ano, ficando inadimplente com os boletos mensais DAS e irregular perante a Receita Federal. Essa declaração tem que ser feita independente de o MEI permanecer com o CNPJ ou dar baixa”, ponderou Alana.
Codecom