O que não falta no Parque do Povo são atrações diversas que agradam a todo tipo de público. Além de muito forró autêntico, o “Quartel General” também atrai muitos artistas de rua, que se instalam no “pp” deixando os forrozeiros ainda mais encantados com a festa.
É quase impossível passar pelo “Arraial Hilton Mota” e não prestar atenção em um cangaceiro prateado parado no meio da rua. O personagem prateado é o potiguar é o João Batista, 48 anos que há mais de 10 anos trabalha n’O Maior São do Mundo e há 8 anos se mudou de vez para Campina Grande. Ele nos conta que chega a ficar mais de 1h parado fazendo o que mais ama: arte.
“Eu trabalho com estátua viva há 30 anos, e consigo ficar cerca de uma hora parado como ‘Luiz Gonzaga Prateado’. Para mim é uma honra poder fazer parte de uma das maiores festas culturais do mundo, a festa é muito linda e nem vira sacrifício ficar parado observando essa paisagem “, ressaltou.
E que tal levar uma lembrança sua para casa ? No Parque do Povo você também encontra desenhistas no meio da festa. O também Potiguar, Everton Emanuel, 30 anos, vive na Paraíba há um tempo, e trabalha com retratos produzidos a mão há 3 anos. Para Everton a importância do seu trabalho vai além de ganhar dinheiro, é a de fazer um show para o público e trazer de volta uma arte tão bonita e antiga.
“Eu e meus amigos estamos sempre em eventos regionais e nacionais tentando ganhar o nosso e trazendo de volta uma das artes mais antigas que é o desenho e principalmente o retrato que era o que o nossos ancestrais faziam para registrar o momento.”, explicou.
Mas se você procura algo mais engraçado, que tal levar uma caricatura ? O pernambucano Luciano Pedro, 40 anos, aprendeu a arte desde de muito pequeno e há 15 anos, vem trabalhando na nossa festa com desenhos mais caricatos. Ele trabalha viajando o Brasil e mesmo com as chuvas da época que pode atrapalhar seu desenho ao ar livre, já garantiu clientes fiéis em Campina.
“Eu venho há 15 anos e o pessoal sempre para, dizer que vai voltar para fazer o desenho e acaba voltando. Mesmo com as chuvas, que dificulta meu trabalho, o movimento do Parque do Povo é incrível e já me rendeu clientes fiéis que sempre me ligam perguntando se eu vou estar por aqui.”, disse o artista que não perde um ano d’O Melhor São João do Mundo.
Fonte: Codecom