Autoridades municipais apresentam à comunidade das Malvinas a Estação Cidadania-Cultura

Os moradores do bairro das Malvinas conheceram na manhã deste sábado (29) as instalações da Estação Cidadania e Cultura de Campina Grande. A apresentação foi uma iniciativa da Prefeitura de Campina Grande, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Secult), sendo prestigiada por grupos culturais, moradores e lideranças comunitárias daquela área da cidade.

Trata-se de um projeto do Governo Federal, anteriormente denominado de CEU das Artes – Centro Unificado de Esportes e Cultura, desenvolvido em uma área de 3 mil metros quadrados, num contexto de  espaço e acolhida às ações sociais, culturais, esportivas e de cidadania nos bairros populosos. O investimento supera os R$ 2 milhões.

O encontro com a comunidade das Malvinas contou a presença do secretário de Cultura, Joia Germano; secretaria de Educação, Yolanda Barbosa e da secretária de Assistência Social, Eva Gouveia, além de Suellen Albuquerque, assessora de projetos da Secretaria Municipal de Cultura.

Além das autoridades, estiveram se apresentando ao público das Malvinas o grupo Sempre Vivas (de idosos/Centro Cultural); grupo de karatê Askaki, sob o comando do professor Jurandir Olímpio, com a presença de Caio Duarte e Dudu Lima, vice-campeões brasileiros da categoria; Associação de Capoeira Terra Firme; integrantes do Projeto de Capoeira Inclusiva Mestre Pequeno, que contam com o apoio da Seduc e da Alpagartas.

Em seu pronunciamento, o secretário Joia Germano destacou a importância da obra para a comunidade, ressaltando que está se concretizando um sonho de mais de cincos anos. Em sua visão, o equipamento vai representar um grande estímulo para o desenvolvimento de atividades artísticas, culturais e esportivas nas Malvinas. Informou que a data oficial de inauguração será divulgada em breve.O Projeto é conduzido por lideranças da sociedade civil organizada, comunidade e representantes da Gestão Municipal, para definição das ações à serem desenvolvidas no uso e ocupação do espaço, como cursos, oficinas, atividades de caráter multidisciplinar, realizadas em salas de abrangência funcional e atendendo às necessidades de âmbitos sócio/cultural.

O CRAS do Bairro das Malvinas será realocado para a Estação Cidadania – Cultura, no atendimento a comunidade. Além do telecentro, com computadores multiuso utilizados para as aulas de convergência digital, informatizando a comunidade de crianças a idosos, serão implantados outros benefícios.

Uma quadra poliesportiva também estará agregada ao espaço, proporcionando atividades recreativas e desportivas. A ideia é fazer com que a comunidade utilize e defina essa programação, com seu grupo gestor atuante, num trabalho de mobilização social.

A nova área ainda conta com playground e pista de caminhada; pista de skate; quadra poliesportiva coberta; cineteatro/auditório com 60 lugares e biblioteca. O equipamento conta com 2 edifícios multiuso, dispostos numa praça de esportes e lazer.

Fonte: Codecom

COMPARTILHE