O Procon de Campina Grande divulgou neste domingo, 1 de janeiro, o balanço de atividades de 2022, comemorando os resultados positivos em benefício do consumidor campinense. De acordo com o relatório, mais de 15 mil consumidores foram atendidos e 2.417 registraram reclamações. Além disso foram realizadas mais de 1 mil visitas de fiscalização, 16 ações itinerantes, bem como disponibilizadas 59 pesquisas de preços e lançadas quatro publicações educativas, entre outras atividades.
“Também foram distribuídos quase 89 mil materiais informativos”, acrescentou o coordenador do órgão, Saulo Muniz, ressaltando que o Procon se tornou referência, em nível nacional, por ter investido fortemente na educação para o consumo, seguindo a orientação do prefeito Bruno Cunha Lima, que é de cuidar das pessoas.
Em 2022, o Procon-CG atendeu 12.420 consumidores que procuraram a sede do órgão para reclamar de possíveis atos de desrespeito ao Código de Defesa do Consumidor (CDC) e 3 mil pessoas durante as ações itinerantes, totalizando 15.420 atendimentos – sendo concedidas mais de mil decisões administrativas. O órgão também realizou mais de 1,5 mil visitas de fiscalização, em bairros da cidade e nos Distritos de Galante e São José da Mata. Essa demanda foi gerada através de denúncias pelo Disque 151, (83) 98186-3609/ (83) 98185-8168; pelas redes sociais; durante a realização de operações informativas e educativas e de ofício.
Ações itinerantes
Três mil atendimentos foram registrados nas ações itinerantes, promovidas pelo Procon Municipal, que aconteceram nas principais ruas e praças da cidade. Esse trabalho aconteceu nas datas comemorativas (Dia do Consumidor, das Mães, dos Pais, da Páscoa, da Black Friday) e em eventos, a exemplo do Campina Bem Cuidada, dos mutirões e audiências de conciliação, realizadas em parceria com o Tribunal de Justiça (que resultou na arrecadação de R$ 250 mil) e dos Mutirões de Renegociação de Dívidas com as empresas Energisa e Cagepa (que resultou em R$ 240 mil em acordos).
“Neste ano, o Procon foi para a rua. Foi para onde o consumidor estava, fomentando a educação para o consumo”, lembrou Saulo Muniz. Ele acrescentou, que no Maior São João do Mundo também foram realizados mais de mil atendimentos e no Natal Iluminado quase 600 pessoas no Chalé Natalino do órgão.
O Procon campinense lançou quatro publicações educativas: um manual, duas cartilhas e um folder informativo. E o órgão distribuiu mais de 10 mil exemplares do Código de Defesa do Consumidor no ano de 2022. O Manual 60+, direcionado ao público idoso, teve uma tiragem de 50 mil exemplares, dos quais 38 mil já foram distribuídos. A Cartilha São João com Consumo Consciente, teve tiragem de 30 mil exemplares, das quais 29 mil foram distribuídos; a Cartilha Natal Iluminado com Consumo Consciente, com tiragem de 5 mil exemplares, dos quais 4 mil foram distribuídos e 2 mil folders com informações sobre empréstimo consignado.
Pesquisas
Com o objetivo de auxiliar os consumidores campinenses, na hora das compras e identificar a prática de possíveis aumentos abusivos de preços no mercado, o Procon-CG realizou mais de 59 pesquisas de preços.
Foram disponibilizadas quatro pesquisas mensais tradicionais: Pesquisa da Cesta Básica, da Água Mineral e Gás de Cozinha, dos Combustíveis e dos Medicamentos, além das pesquisas em datas especiais, como Finados, Semana Santa e Retorno às Aulas.
Neste ano, o Procon-CG desenvolveu atividades de promoção e valorização do seu corpo técnico com a oferta de três cursos de capacitação (em formato presencial e remoto), entrega de novos fardamentos (camisas e jaquetas) e materiais de trabalho (pastas para fiscalização) com objetivo de promover melhores condições de trabalho.
Entre os cursos, destaca-se o Curso de Capacitação Inicial em Técnicas Autocompositivas (Cita), realizado em parceria com o Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB), que formou 40 profissionais de conciliação, o treinamento sobre o Sistema ProConsumidor, que contou com a participação de 20 técnicos que atuarão no projeto de ampliação do órgão e o curso Lei Superendividamento, realizado em parceria com a BrasilCom, que contou com 20 participantes.
Com isso, o Procon de Campina Grande avançou muito nas ações de fortalecimento das relações consumeristas, sendo um exemplo nacional na área de Educação para o Consumo.
“Nosso objetivo para 2023 é de ampliar a sede do órgão, aumentar as ações nos bairros, atender de forma mais célere à população e formar cada vez mais um consumidor e um fornecedor consciente”, finalizou Saulo Muniz de Lima.
Codecom