A Biblioteca Municipal Félix Araújo, equipamento cultural da Prefeitura de Campina Grande gerenciado pela Secretaria de Cultura, celebra o Dia Nacional do Livro, nesta quarta-feira, 29 de outubro, destacando seu papel histórico na formação de leitores e na preservação da memória literária da cidade.

Localizada na Rua Maciel Pinheiro, nº 89, no centro de Campina Grande, a Biblioteca Félix Araújo é um dos espaços mais tradicionais dedicados à educação e à cultura no município. Com mais de 80 anos de história, o prédio, tombado como patrimônio histórico e cultural da Paraíba, é um dos maiores símbolos do estilo Art Déco local e já abrigou a antiga sede da Prefeitura, inaugurada em 1942. O local também já foi sede da Câmara Municipal de Campina Grande.
Atualmente, o espaço conta com um acervo de mais de 18 mil livros, entre obras literárias, didáticas, periódicos e exemplares raros da literatura nacional. A biblioteca também oferece salas temáticas, como a Sala Infantil Monteiro Lobato, as Salas de Obras Raras, além dos espaços de estudo específicos para estudantes, pesquisadores e concurseiros.
De segunda a sexta-feira, cerca de oitenta visitantes passam pelos locais diariamente em busca de leitura, pesquisa ou momentos de convivência cultural. Além de seu acervo, a Biblioteca Félix Araújo se destaca pela realização de atividades educativas e culturais, como rodas de leitura, encontros literários com escritores paraibanos, a exemplo de Efigênio Moura, Télio Farias e Ronaldo Leite, lançamentos de livros, exibição de produções audiovisuais e projetos de incentivo à leituras especiais para crianças e jovens.
Aberta ao público, a Biblioteca Municipal Félix Araújo segue como um espaço de acolhimento, conhecimento e preservação da história campinense, cumprindo vivamente a missão de aproximar a população da literatura e das expressões culturais da Paraíba.
“A Biblioteca Félix Araújo é um símbolo da memória e da formação cultural de Campina Grande. Celebrar o Dia Nacional do Livro é reafirmar o valor da leitura como instrumento de transformação social”, destacou a diretora Erika Marques.
A gestão municipal reforça o compromisso e ressalta a importância da literatura com a democratização do acesso à leitura e o fortalecimento dos espaços públicos de cultura.
Codecom

