A Secretaria de Agricultura de Campina Grande (Seagri), através da Coordenadoria do Programa Garantia Safra, iniciará entre os dias 17 e 21 de fevereiro, a entrega dos boletos do Seguro Safra, referente ao ano de 2024/2025. A entrega vai acontecer na Vila do Artesão, localizada na Avenida Professor Almeida Barreto, s/n Bairro São José, no horário das 08h às 12h. Para receber o Boleto, basta o agricultor inscrito no programa, apresentar o CPF.
A coordenadoria do Programa Garantia Safra informa que, este ano, o referido boleto custa R$24, e caso o Governo Federal declare alguma anomalia na safra entre os anos de 2024/2025, o agricultor inscrito, receberá o valor em relação ao piso salarial vigente em 2024, no valor de R$ 1.412,00. Segundo a responsável da Secretaria de Agricultura de Campina Grande, pelo Programa Garantia Safra, Avani Oliveira, foram cadastrados e enviados para o Ministério do Desenvolvimento Agrário, os dados de 827 agricultores.
As inscrições para o Programa Garantia Safra ocorreram entre os meses de outubro e novembro de 2024, por meio de cadastramento presencial em diversas localidades dos distritos de Catolé de Boa Vista, São José da Mata e Galante. De acordo com o secretário Renato Gadelha, caso seja decretada qualquer anormalidade que tenha prejudicado a safra de 2024, seja por excesso ou falta de água, o Ministério do Desenvolvimento Agrário depositará os valores nas contas dos segurados. “Este valor servirá para que os agricultores possam se preparar para continuar investindo na agricultura familiar, além de minorar os prejuízos ocasionados pela quebra da safra em 2024”. destacou Gadelha.
O Secretário Renato Gadelha esclarece que o Programa Garantia Safra do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) é um benefício social pago aos pequenos produtores rurais com baixa renda de municípios sistematicamente sujeitos a perdas no campo decorrentes de fenômenos naturais, como secas severas ou excesso hídrico, e o valor pago aos agricultores contemplados é oriundo da contrapartida do Governo Federal, Estados e Municípios.
Codecom