O prefeito Bruno Cunha Lima comandou, na tarde desta segunda-feira, 8, o inicio de mais uma edição do Programa Campina Bem Cuidada. A iniciativa oferece mais de 40 serviços à população e, durante esta semana, beneficiará os moradores da Vila Cabral de Santa Terezinha e Itararé.
Os atendimentos ocorrerão nas tendas instaladas na Praça Raymundo Asfora, localizada no final das ruas Ranulfo Gomes de Araújo e José Muniz Filho. As tendas com os serviços múltiplos da Prefeitura serão mantidas no local até a próxima sexta-feira, 12.
“Este é o momento em que o poder público sai do interior das suas salas e vem para as ruas cuidar dos bairros e, sobretudo, cuidar das pessoas de todas as regiões de Campina Grande”, definiu o prefeito, assumindo o compromisso de também proporcionar à Vila Cabral obras de infraestrutura, construção de ginásio, construção de creche e a modernização da rede de iluminação pública. De acordo com ele, o programa é fruto da ação conjunta de todos os setores administrativos municipais.
Além do prefeito, estiveram presentes à programação o coordenador do programa, o secretário chefe de Gabinete, Gilbran Asfora; o vice-prefeito Lucas Ribeiro; a senadora Daniella Ribeiro; além de vereadores, secretários municipais e lideranças comunitárias. Durante a solenidade, as autoridades fizeram pronunciamentos para destacar a importância do programa, que vem dinamizando as atividades administrativas e levando benefícios diretamente à população mais carente.
Também ao longo do evento, líderes comunitários agradeceram à gestão municipal por levar o programa até a Vila Cabral de Santa Terezinha e ao bairro do Itararé. Ao agradecer ao prefeito, a vereadora dona Fátima lembrou que a Vila Cabral é o segundo bairro campinense beneficiado com a iniciativa, enquanto o líder comunitário Tiago Nascimento mostrou-se grato porque a gestão atendeu aos apelos dos moradores para a realização desta ação social.
Serviços ofertados
De acordo com o coordenador geral do Campina Bem Cuidada, secretário Gilbran Asfora, os serviços oferecidos são diversificados e garantem soluções para alguns problemas dos bairros atendidos, sem que seus moradores precisem se deslocar às diversas repartições municipais.
A Secretaria de Saúde, por exemplo, beneficia a comunidade com exames e consultas de rotina; vacinação de crianças e adolescentes; testagem para covid, HIV e sífilis; distribuição de preservativos; encaminhamento para serviços de referência em tuberculose e hanseníase; ações da vigilância ambiental com fumacê, combate ao mosquito aedes aegypti e ações de promoção e prevenção a outros agravos e doenças de origem ambiental, entre outras iniciativas.
Já o Sine Municipal realiza cadastro e atualização; triagem de currículos; encaminhamento para vagas disponíveis e orientação para cursos de capacitação e qualificação com parceiros do Sine. Por sua vez, o Cadastro Único efetiva o cadastramento do NIS; atualização do NIS; cadastramento no Programa ID Jovem; distribuição do Estatuto da Juventude e distribuição de cartilhas de prevenção e combate às drogas.
Outro órgão que participa é Procon, que está oferecendo abertura de reclamações; plantão de advogados; fiscalização e distribuição de máscaras. As demais pastas municipais, como a Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente (Sesuma), estão engajadas no programa e prestam atendimento à comunidade agora beneficiada.
Codecom