Bruno entrega óculos de grau a estudantes da Rede e lança programa “Olhar Campina”

O prefeito Bruno Cunha Lima realizou, na manhã desta terça-feira, 9, a entrega de 57 óculos de grau a estudantes da Rede Municipal de Educação. A ação aconteceu durante o lançamento do Programa “Olhar Campina”, que conta com um investimento de R$ 1 milhão e tem como objetivo garantir consultas de vista para crianças e adolescentes matriculados na Rede. Durante o lançamento do programa, cuja operacionalização teve início em novembro de 2021, foi anunciada ainda a aquisição de uma unidade móvel de saúde oftalmológica, para atender mensalmente nas unidades de ensino.

Bruno explicou sobre a concepção do programa, a partir de uma preocupação com o desempenho escolar das crianças. “O Olhar Campina nasceu a partir de uma iniciativa de Juliana (Cunha Lima), quando começamos a idealizar o Centro de Dificuldade de Aprendizagem. Existem alunos com dificuldade de chegar a um nível de desempenho e, em alguns desses casos, o problema de desempenho está relacionado ao problema de vista. Começamos a levar a equipe para dentro das escolas para fazer o rastreio dos alunos e hoje lançamos o programa, que já está em andamento”, explicou.

Ele ressaltou como está acontecendo a operacionalização do Olhar Campina. “São exames realizados em todos os alunos da Rede e aqueles diagnosticados estão recebendo seus óculos, que eles mesmos escolheram. Hoje a gente está tirando mais uma barreira, mais uma dificuldade e fazemos isso com o compromisso de nos colocarmos no lugar do outro. Nós já estamos comprando nossa unidade móvel de saúde oftalmológica para que todos os meses a unidade do Olhar Campina possa chegar nas escolas e creches”, afirmou.

Segundo o secretário de Educação, Raymundo Asfora Neto, o Olhar Campina será um programa com operação perene. “Em pouco mais de um ano e seis meses, avançamos na climatização das unidades; pela primeira vez nossas crianças receberam material escolar; playgrounds novos e lançamos o ‘Show de Bola’ levando alunos da Rede para um clube privado, dentro do conceito de diminuir desigualdades para ampliar oportunidades. O Olhar Campina foi criado para ser uma política pública, muito acima de uma política de gestão. E é esse sentimento que nos move”, avaliou.

Para o secretário de Saúde, Gilney Porto, o programa antecipou a resolução de um problema que pode impactar diretamente o desempenho das crianças. “Esse é um projeto lindo. A Saúde deu sua contribuição em oferecer o oftalmologista e os meios para que acontecessem as consultas. A criança que não enxerga bem o quadro às vezes não sabe passar a informação para a família e aqui a gente se antecipou levando oftalmo e a consulta para a escola. Esse projeto veio para proporcionar mais saúde e mais aprendizado e daremos continuidade a esse programa”, disse.

Maria do Socorro Rodrigues, avó de um estudante de Rede Municipal beneficiado pelo Programa, agradeceu pela iniciativa. “Só tenho a agradecer por esse lindo projeto. Muitas vezes os pais não têm condições e essa parceria das secretarias com a escola é muito boa. Muitas crianças sofrem porque as famílias são carentes e não conseguem resolver. Meu neto foi privilegiado por esse projeto e eu só tenho a agradecer”.

Olhar Campina

O Programa Olhar Campina é realizado pelas secretarias de Educação (Seduc) e Saúde (SMS) direcionado a estudantes da Rede Municipal de Campina Grande e foi iniciado ainda em novembro de 2021 com a realização de consultas oftalmológicas, realizadas em parceria com o consultório itinerante da Unifacisa.

A iniciativa visa identificar e corrigir problemas visuais relacionados à refração e fornecer óculos corretivos aos estudantes da Rede, com o objetivo de reduzir diretamente as taxas de evasão e repetência escolar, além de auxiliar no rendimento da aprendizagem dos alunos. A ação corresponde a um investimento na ordem de mais de R$ 1 milhão. Estiveram presentes os vereadores Rui da Ceasa, Aldo Cabral, Saulo Germano, Waldeny Santana, Ilmar Falcão e as vereadoras Ivonete Ludgério e Fabiana Gomes.

Codecom

Compartilhar