Autor: Notícias PMCG

Bruno faz anúncio histórico de pacote em favor da causa animal, em Campina Grande

Prefeito Bruno Cunha Lima garantiu para 2023, Ano da Causa Animal, no Município, e uma série de ações, como a reforma do Centro de Zoonoses, criação de Secretaria Executiva, convênios com entidades protetoras e a realização de concurso para agentes de vigilância ambiental.

24/01/2023 15h42 Atualizado há 3 dias

O prefeito Bruno Cunha Lima destacou, nesta terça-feira, 24, durante entrevista à Rádio CBN de Campina Grande, uma série de conquistas ao longo de 2023, que ele já definiu como o ano da causa animal no Município. No pacote, garantiu ações como a realização de concurso público, ampliação e reforma do Centro de Zoonoses, criação da Secretaria Executiva de Proteção e Bem-Estar Animal e convênios com entidades protetoras. Já no último sábado, 21, fez a entrega formal, à Secretaria de Saúde, do primeiro castra móvel da cidade – um investimento da ordem de meio milhão de reais.

Em sua exposição na entrevista à radialista Waléria Assuncão, Bruno Cunha Lima destacou que, na última década, o direito animal tem avançado muito, passando a receber a importância que sempre mereceu. Por isso, como o poder público é uma caixa de ressonância da sociedade, o governo municipal está atendendo demandas históricas dos protetores e cuidadores.

*Castra Móvel*

Inicialmente, sobre o Castra Móvel do Município, o prefeito informou que será lançado um site para o atendimento da população, cujo cronograma de atividades acontecerá nas diversas comunidades. Tudo será previamente agendado, sendo que, já nas próximas quatro semanas, acontecerão cerca de 600 castrações

_Concurso_

Ao falar sobre recursos humanos, lembrou que já houve realização de concurso para médicos veterinários. No próximo, cujo edital será lançado em fevereiro, serão destinadas 50 vagas para agentes de Vigilância Ambiental. Os profissionais farão, entre outras atividades, a fiscalização da legislação de maus-tratos.

_Centro de Zoonoses e Santuário_

Bruno revelou que, dentro de aproximadamente 30 dias, assinará a ordem de serviço para a reforma e ampliação do Centro de Zoonoses. O Investimento será superior a R$ 500 mil, sendo aplicados recursos próprios do Município, que já estão garantidos.

O prefeito informou que está planejando, com a Secretaria de Agricultura (Seagri) e com a Coordenadoria de Meio Ambiente, a implantação de um “santuário” na zona rural, destinado aos animais de grande porte (apreendidos no Centro de Zoonoses, mas cujos donos não apareceram para resgatá-los), devendo ficar na unidade, no bairro de Bodocongó, só os que estão em fase de recuperação da saúde. O futuro espaço está sendo delimitado.

_Secretaria Executiva de Direito Animal_

Bruno Cunha lima também confirmou a criação da Secretaria Executiva de Direito e Bem-Estar Animal, para que possa interagir com todas as pastas, como Saúde, Educação e Esportes. Pretende-se, com isso, que seja criada e consolidada no Município uma cultura de preservação, cuidado e proteção aos animais.

_Convênios e apoio financeiro_

Outra iniciativa definida para 2023: o governo municipal estabelecerá convênios, já neste primeiro semestre, com Organizações Não-Governamentais, beneficiando com suporte financeiro entidades parceiras do poder público dedicadas a cuidar dos animais. Para tanto, colocou no orçamento municipal recursos financeiros que garantem o repasse de dinheiro a estas ONGs, que prestarão contas das suas ações.

Codecom


Ao continuar navegando no nosso portal, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Para ter mais informações, acesse nossa página de Política de Privacidade

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support